Disciplina - Ciências

Galerias de Imagens > > Biodiversidade

Macaco-parauacu

O macaco-parauacu é encontrado em vários tipos de florestas, apresenta hábitos arborícolas e explora principalmente a região abaixo da copa das árvores. Ocorre em alguns países da região norte da América do Sul, como o Brasil (na região Amazônica), Suriname e Guianas.
Esta espécie é a única do gênero em que existe dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea apresentam características diferentes. O macho possui o corpo com coloração negra e a face branca-amarelada e a fêmea pode apresentar uma coloração amarronzada ou acinzentada-grisalha, com duas linhas brancas ou marrons que vão do canto dos olhos ao canto da boca. A dieta é composta principalmente de frutas (60%) e sementes (33%), mas também se alimentam de flores, folhas e até pequenos animais, como morcegos e aves. São predadores de sementes e conseguem quebrar nozes duras com os dentes caninos. Apresentam hábitos diurnos, pesam cerca de 1,5 Kg quando adultos, e chegam a viver 14 anos. A gestação dura de 163 a 176 dias, nascendo apenas um filhote. Eles se locomovem através do andar quadrúpede, escalando ou ainda aos saltos, o que os levou a serem chamados de macacos-voadores.
Fonte: http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos.htm
</br></br>
Palavra-chaves: macaco-parauacu, macacos-voadores, mamíferos, primatas, habitat, zoologia

Fonte: http://www.zoologico.sp.gov.br

O macaco-parauacu é encontrado em vários tipos de florestas, apresenta hábitos arborícolas e explora principalmente a região abaixo da copa das árvores. Ocorre em alguns países da região norte da América do Sul, como o Brasil (na região Amazônica), Suriname e Guianas. Esta espécie é a única do gênero em que existe dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea apresentam características diferentes. O macho possui o corpo com coloração negra e a face branca-amarelada e a fêmea pode apresentar uma coloração amarronzada ou acinzentada-grisalha, com duas linhas brancas ou marrons que vão do canto dos olhos ao canto da boca. A dieta é composta principalmente de frutas (60%) e sementes (33%), mas também se alimentam de flores, folhas e até pequenos animais, como morcegos e aves. São predadores de sementes e conseguem quebrar nozes duras com os dentes caninos. Apresentam hábitos diurnos, pesam cerca de 1,5 Kg quando adultos, e chegam a viver 14 anos. A gestação dura de 163 a 176 dias, nascendo apenas um filhote. Eles se locomovem através do andar quadrúpede, escalando ou ainda aos saltos, o que os levou a serem chamados de macacos-voadores. Fonte: http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos.htm

Palavra-chaves: macaco-parauacu, macacos-voadores, mamíferos, primatas, habitat, zoologia