Propostas de stividades - angiospermas
Autora: Divanete Squisatti AlmeidaCoautora: Cislaine de Fátima Ratti e Andreia Aparecida Ferreira da Silva
E-mail: divanete@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Tiradentes - EFM.
Município: Umuarama - Pr
Conteúdo: Angiospermas
Série: 6ª
Relato
Este relato apresenta atividades relacionadas às angiospermas que representam a grande maioria das plantas que conhecemos e se distribuem pelos mais diversificados ambientes. As atividades da proposta serão realizadas no laboratório de informática com o uso do JClic, do qual serão utilizadas várias ferramentas.Objetivos
- Desenvolver interesse científico pelos seres vivos fotossintetizantes (plantas).
- Valorizar a preservação de espécies vegetais, através de atividades com o software JClic.
- Reconhecer a diversidade de angiospermas que existem em vários ambientes.
- Ambientar os alunos ao uso do software JClic.
- Praticar, executar e explorar atividades do software Jclic.
Procedimentos metodológicos
Com o software JClic serão trabalhadas várias atividades educativas para assimilação de conceitos e atitudes necessárias à construção do conhecimento.O conteúdo das angiospermas será abordado da seguinte forma:
- Serão transmitidos dados e informações de forma expositiva, com o uso do livro didático, proporcionando ao aluno, reflexão e estimulação da sua curiosidade, e assim, promovendo o aprendizado.
- Através de vídeos na TV Multimídia, o aluno terá acesso ao conhecimento visual, sobre o que foi abordado anteriormente, de forma expositiva.
- No laboratório de informática, os alunos irão trabalhar atividades sobre as angiospermas no software JClic, estimulando-os a procurar respostas e a construir explicações que possam ampliar os seus conhecimentos, estimulando-os à ação na realidade em que vivem.
Recursos didáticos
O conteúdo será abordado por meio do uso da TV multimídia, vídeos, livros, computadores da rede Paraná Digital e o software JClic.Avaliação
A avaliação inclui a análise dos avanços e da qualidade de aprendizagem alcançada pelo aluno ao final do tema trabalhado, por meio de observação sistemática, análise das produções do aluno e de atividades específicas com critérios pré-estabelecidos, formalizando o que foi ou não aprendido.Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim
Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=98
http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/modules/noticias/article.php?storyid=86
Referências
GEWANDSNAJDER, Fernando. Ciências – Meio Ambiente. São Paulo: Ed. Ática, 2004.BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências, Ensino Fundamental. São Paulo; Ática. 2002.
O Araribá: Ciências/ Obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
PARANÁ, Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná.
Ciências. Curitiba: Seed, 2008.
APOSTILA Jclic. Disponível em:<http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/modules/noticias/article.php?storyid=86> Acesso em: 05 nov. 2010.