Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - reciclando com arte

Autora: Silmara Carneiro Krachinski
E-mail: kracnhinskiuolcombr@seed.pr.gov.br
Instituição: Dr Zilda Arns
Município: Ponta Grossa - Pr
Conteúdo: Reciclando com Arte
Série: Educação Infantil/ Ensino Fundamental anos iniciais

Relato


Este material foi elaborado como requisito final da oficina de Portais pela CRTE Ponta Grossa.
O assunto reciclagem visa sensibilizar e conscientizar os alunos quanto à necessidade de valorizar e preservar o Planeta Terra, reciclando o lixo, reaproveitando a sucata, transformando em materiais úteis, conservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida.

Dados da aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula?
  • Preservar o ambiente em que vivemos.
  • Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem.
  • Utilizar a leitura como meio de informação.
  • Reconhecer e descobrir a importância do saneamento básico e higiene como prevenção e melhoria da qualidade de vida.
  • Identificação das doenças e problemas causados pelo lixo.
  • Separar, reciclar e reutilizar os materiais que são geralmente descartados de forma inadequada pelas pessoas em geral.
  • Usar a criatividade na reutilização destes materiais.
  • Apresentar os materiais confeccionados.

 

Duração das atividades


Serão necessárias 4 aulas divididas em uma por semana, com duração de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • A reciclagem e a sua importância.
  • Através de diálogo, observação, passeios, filmes, textos e vídeos informativos, relatos de experiências.

 

Estratégias e recursos da aula

  • Vídeos informativos.
  • Pesquisa e reportagens em revistas e livros.
  • Diálogo e relato de experiências.
  • Leitura de diferentes tipos de textos: encartes, leituras e informativos.
  • Pesquisas.
  • Confecção de cartazes e slogans.
  • Confecção de materiais com sucatas.
  • Reportagens, filmes, etc.
1º Momento: assistir a reportagens, filmes sobre o acúmulo de lixo em situações de risco para a população.
2º Momento: relato e diálogo de experiências vividas em sua casa, seu bairro, vila, sua cidade.
3º Momento: visitar locais onde são depositados o lixo e a reciclagem, observar como separam o lixo e as pessoas que sobrevivem da reciclagem.
4º Momento: conscientizar toda comunidade escolar, através da construção de tambores identificando (plástico,papel vidro, metal).
5º Momento: confecção de diferentes materiais usando a criatividade dos alunos para a reutilização dos materiais recicláveis.
6º Momento: apresentação dos materiais confeccionados.
Explicação de todo o processo de execução das peças pelos alunos, finalizando assim este trabalho deixando a todos a consciência da importância em reciclar, também o bem que fazemos para a natureza.

Avaliação


Avaliar se os alunos:
  • Perceberam a importância de reciclar o lixo.
  • Desenvolveram atitudes de cooperação, respeito e preservação do meio ambiente.
  • Construíram objetos com o lixo reciclável com criatividade.
  • Participaram das atividades com envolvimento.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10555
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=18995
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=18994

Recomendar esta página via e-mail: