Disciplina - Ciências

Relatos de experiências - reino vegetal

Nome: Márcia do Rosário Pugioli Bragatto
E-mail: mrpbragatto@seed.pr.gov.br
Instituição: C. E. Léo Flach
Município:
Francisco Beltrão/PR
Conteúdo: Reino Vegetal
Série:

Justificativa

A investigação da natureza constitui-se como modelo explicativo para a construção do conhecimento científico, uma vez que alia os saberes epistemológicos aos saberes elaborados cientificamente, utilizando-se de instrumentos que permitem romper com os obstáculos conceituais à medida que ocorre a compreensão e apreensão dos conteúdos científicos. A mediação entre o conhecimento científico escolar representado por conceitos e modelos, e as concepções alternativas dos estudantes, asseguram a interatividade no processo ensino-aprendizagem e a construção de conceitos de forma significativa para os alunos. . Tal mediação se faz pela ação do professor.
A observação é um elemento que estimula, no estudante, a capacidade de observar fenômenos em seus detalhes para estabelecer relações mais amplas sobre os mesmos, sendo esta uma alternativa viável e coerente com a própria natureza da disciplina, e que possibilita uma maior compreensão no processo de construção do conhecimento científico.(DCEs de Ciências-PR/2008).

Relato

O Colégio Léo Flach está localizado no Bairro Padre Ulrico, na periferia da cidade de Francisco Beltrão, próximo ao Parque Irmão Cirilo, área preservada situada à margem do Rio Marrecas, e que possui uma rica biodiversidade, especialmente do reino vegetal.
Durante o estudo das plantas, conteúdo da 6ª série, realizamos uma visita ao referido parque, onde observamos a biodiversidade, os ecossistemas e as relações existentes entre os seres que ali vivem. O principal objetivo , porém, é a observação e a análise dos diferentes grupos de plantas, classificando-as e reconhecendo-as, conforme os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Objetivo Geral

Reconhecer a biodiversidade, conscientizando-se de sua importância.

Objetivos Específicos

  • Identificar os diferentes grupos de vegetais: briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas e suas principais características.
  • Observar os órgãos vegetativos e de reprodução dos diferentes grupos de vegetais.
  • Reconhecer nas gimnospermas a polinização e, como consequência, a produção de alimentos.
  • Conscientizar-se da importância das plantas em relação ao processo da fotossíntese, bem como ao seu nível trófico dentro das cadeias alimentares.

Procedimentos Metodológicos

De acordo com as orientações propostas nas DCEs de Ciências, procuramos desenvolver uma prática voltada à observação e investigação da natureza, quando tratamos dos conteúdos relacionados ao estudo do Reino Vegetal.
O ponto de partida para as aulas se deu com uma conversação a respeito da biodiversidade e da fotossíntese, como retomada dos conteúdos já estudados, fazendo um diagnóstico dos conhecimentos já obtidos pelos alunos. Na sequência, construímos o mapa conceitual no quadro de giz , caracterizando cada grupo de plantas. Utilizamos também imagens de plantas dos diferentes grupos (Portal da Educação)destacando os órgãos vegetativos e de reprodução das plantas em seus diversos tipos e assim, o conteúdo foi trabalhado com grande participação dos alunos,quando já os preparei para a visita ao Parque Irmão Cirilo, a qual ocorreria na próxima aula.
A visita aconteceu com uma caminhada, durante a qual pudemos observar a biodiversidade local, procurando identificar os diferentes grupos, particularidades dos órgãos: raízes, caules, flores, frutos, folhas e sementes.
Em seguida, nos dirigimos ao Viveiro Municipal , que fica anexo ao parque para conhecer as espécies de plantas cultivadas, as quais são utilizadas para reflorestamento de mata ciliar, arborização da área urbana, ornamentação, além de árvores frutíferas. Fomos recebidos pelo Sr. João, que nos apresentou os diversos canteiros, relatando sobre as espécies, cultivo e destino das mudas, contribuindo assim, para a conscientização dos alunos sobre a preservação do meio ambiente. Foram distribuídas mudas de espécies frutíferas para os alunos que quiseram levar suas casas. E assim, finalizamos a visita e retornamos ao colégio.
Na próxima aula, retomamos o conteúdo com a socialização dos conhecimentos adquiridos, seguido de uma avaliação escrita, realizada em duplas.

Avaliação

A avaliação ocorreu de forma processual e dinâmica, durante os apontamentos realizados dentro da sala de aula, através da participação dos alunos e também durante a visita propriamente dita, através da contextualização e observação do professor em relação ao alcance dos objetivos propostos, culminando com a avaliação escrita realizada após a socialização.

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Referências

BARROS, Carlos. Ciências. Os seres vivos. 6ª série.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da Educação da Educação Básica. Ciências. Curitiba: Seed, 2009.
GEWNDSZNAJDER, Fernando. A vida na Terra, Ciências. São Paulo: Ática, 2006.
Portal Dia a Dia Educação – TV multimídia

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