Propostas de atividades - cadeia alimentar
Nome: Charles Alberto CrepeE-mail: cacrepe@seed.pr.gov.br
Instituição: CEEBJA Professora Linda Eiko A. Miyadi
Município: Apucarana -Pr
Conteúdo: Cadeia Alimentar
Série: EJA Fase II – 6ª e 7ª
Proposta de Atividade com utilização da ferramenta GIMP.
O registro desta proposta de atividade é a tarefa que finaliza o curso ofertado pelo CRTE de Apucarana, ministrado pela Assessora-Pedagógica Tecnológica Andréia Cristina B S Gregório, aos professores interessados em conhecer e utilizar o GIMP (editor de imagens) e o CmapTools (editor de esquemas conceituais.
O registro desta proposta de atividade é a tarefa que finaliza o curso ofertado pelo CRTE de Apucarana, ministrado pela Assessora-Pedagógica Tecnológica Andréia Cristina B S Gregório, aos professores interessados em conhecer e utilizar o GIMP (editor de imagens) e o CmapTools (editor de esquemas conceituais.
Atividade: Cadeia Alimentar
Justificativa: a matéria está constantemente ciclando dentro de um ecossistema, ou dito de outra forma, o que os seres vivos retiram do ambiente, devolvem. Tem sido assim desde o início da existência da vida na Terra, até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo contínuo. Além da matéria, a energia também passa por todos os componentes de um ecossistema, só que, no entanto, enquanto a matéria circula, a energia flui, e se transforma. Os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar aos decompositores, os quais reciclam parte da matéria total utilizada neste fluxo. A esse percurso de matéria e energia, que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar. Dessa forma, é importante que o aluno identifique com clareza os componentes de uma cadeia alimentar, saiba exemplificar cadeia alimentar terrestre e aquática e seja capaz de montar e interligar cadeias alimentares para obtenção de uma teia alimentar, utilizando-se para tanto da ferramenta de edição de imagens GIMP.
Recursos didáticos: livro didático, laboratório de informática, internet, editor de imagens e TV multimídia.
Cronograma: uma aula com o livro didático, duas aulas no laboratório de informática e uma aula para as apresentações.
Encaminhamento metodológico: levar em consideração as relações que devem ser estabelecidas entre os conteúdos estruturantes, básicos e o específico; usar estratégias que propiciem relações interdisciplinares e contextuais; construir conhecimento científico significativo e proporcionar a utilização de recursos instrucionais em atividades individuais e/ou em grupo.
Avaliação: trabalhar imagens com o programa GIMP e apresentar o trabalho desenvolvido na TV Multimídia.
Avaliação: trabalhar imagens com o programa GIMP e apresentar o trabalho desenvolvido na TV Multimídia.
Relato
Nada melhor do que exercícios práticos para que o aluno possa, de fato, ter uma aprendizagem significativa, tendo como pano de fundo a mediação do professor, aliada aos recursos tecnológicos disponíveis para o enriquecimento da prática pedagógica. Após o desenvolvimento do conteúdo específico cadeia alimentar, a partir do livro didático, quando o aluno tomou conhecimento da dinâmica, dos fatores e dos componentes a ele relacionados, é o momento de levá-los ao laboratório de informática.
Numa primeira etapa serão feitas algumas orientações acerca do funcionamento das ferramentas básicas do editor de imagens GIMP para que o aluno possa se familiarizar com o software.
Na segunda etapa orientação do uso do Google para obter e salvar imagens.
Na próxima etapa o aluno deverá procurar uma figura de paisagem do bioma brasileiro (floresta, cerrado, caatinga, mata de araucárias, etc.) e de animais do bioma escolhido para montar uma cadeia alimentar em que estejam representados: decompositor; produtor; consumidor primário secundário, secundário e terciário.
Na quarta etapa finalizar, estabelecendo o fluxo de energia na cadeia alimentar, salvando a imagem no formato JPEG para posterior demonstração na TV Multimídia.
Na quinta etapa interligar duas ou mais cadeias alimentares para estabelecer uma teia alimentar e salvar a imagem no formato JPEG para posterior demonstração na TV Multimídia.
A última etapa será a apresentação e a explicação dos trabalhos em sala de aula com a utilização da TV Multimídia.
Referências Numa primeira etapa serão feitas algumas orientações acerca do funcionamento das ferramentas básicas do editor de imagens GIMP para que o aluno possa se familiarizar com o software.
Na segunda etapa orientação do uso do Google para obter e salvar imagens.
Na próxima etapa o aluno deverá procurar uma figura de paisagem do bioma brasileiro (floresta, cerrado, caatinga, mata de araucárias, etc.) e de animais do bioma escolhido para montar uma cadeia alimentar em que estejam representados: decompositor; produtor; consumidor primário secundário, secundário e terciário.
Na quarta etapa finalizar, estabelecendo o fluxo de energia na cadeia alimentar, salvando a imagem no formato JPEG para posterior demonstração na TV Multimídia.
Na quinta etapa interligar duas ou mais cadeias alimentares para estabelecer uma teia alimentar e salvar a imagem no formato JPEG para posterior demonstração na TV Multimídia.
A última etapa será a apresentação e a explicação dos trabalhos em sala de aula com a utilização da TV Multimídia.
APOSTILA GIMP – Fera Com Ciência 2008/Curitiba - fornecida no curso.
BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson. Ciências – os seres vivos. São Paulo: Ática, 2007.
CADEIAS ALIMENTARES. Disponível em: < http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html> Acesso em: 07 nov. 2010.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para o Ensino Fundamental. Curitiba: Seed. 2008.
BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson. Ciências – os seres vivos. São Paulo: Ática, 2007.
CADEIAS ALIMENTARES. Disponível em: < http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html> Acesso em: 07 nov. 2010.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para o Ensino Fundamental. Curitiba: Seed. 2008.