Propostas de atividades - Água
Nome: Andrea Lilian UlrichE-mail: ulrichand@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual Reinaldo Sass
Município: Francisco Beltrão - Pr
Conteúdo: Água
Série: 5ª Série
Relato
O presente trabalho será desenvolvido nas 5ª séries do Colégio Estadual Reinaldo Sass.
A finalidade é proporcionar aos alunos uma relação dos conhecimentos informais adquiridos nas práticas do cotidiano com os conceitos científicos a cerca da água, com figuras e ilustrações e vídeos que atraiam o aluno de forma a fazer com que ele se interesse pelo tema, com tempo para os educandos exporem suas experiências e conhecimentos prévios.
O objetivo principal é utilizar o software para reforçar a aprendizagem através de jogos sobre o conteúdo Água que em um primeiro momento será trabalhado através de apresentação de vídeos e figuras, explicações e conversas dirigidas. Em um segundo momento, para finalização do conteúdo a respeito da água, os alunos irão utilizar seus conhecimentos prévios e adquiridos de forma lúdica jogando a sequência produzida com o auxílio do Software Jclic na oficina de Softwares Educacionais, com as atividades relacionadas abaixo:
1. Capa: com o tema água.
2. Palavras cruzadas: com os fenômenos de mudança de estados físicos da água.
3. Caça Palavras: com as características da água potável.
4. Associação complexa: da água como se encontra na natureza com os respectivos estados físicos.
5. Jogo da memória: relacionando a figura da água com o estado físico.
6. Texto preencher lacuna: sobre a água no planeta Terra.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação?
Sim
Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia-a-dia Educação que foram utilizados
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=6
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=8380
http:www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10546
A finalidade é proporcionar aos alunos uma relação dos conhecimentos informais adquiridos nas práticas do cotidiano com os conceitos científicos a cerca da água, com figuras e ilustrações e vídeos que atraiam o aluno de forma a fazer com que ele se interesse pelo tema, com tempo para os educandos exporem suas experiências e conhecimentos prévios.
O objetivo principal é utilizar o software para reforçar a aprendizagem através de jogos sobre o conteúdo Água que em um primeiro momento será trabalhado através de apresentação de vídeos e figuras, explicações e conversas dirigidas. Em um segundo momento, para finalização do conteúdo a respeito da água, os alunos irão utilizar seus conhecimentos prévios e adquiridos de forma lúdica jogando a sequência produzida com o auxílio do Software Jclic na oficina de Softwares Educacionais, com as atividades relacionadas abaixo:
1. Capa: com o tema água.
2. Palavras cruzadas: com os fenômenos de mudança de estados físicos da água.
3. Caça Palavras: com as características da água potável.
4. Associação complexa: da água como se encontra na natureza com os respectivos estados físicos.
5. Jogo da memória: relacionando a figura da água com o estado físico.
6. Texto preencher lacuna: sobre a água no planeta Terra.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação?
Sim
Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia-a-dia Educação que foram utilizados
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=6
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=8380
http:www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=10546
Referências
GOWDAR, Demétrio. Ciências: novo pensar/ Demétrio Gowdark, Eduardo Martins. – 2. ed. Renov.-- São Paulo: FTD, 2006. – (Coleção Ciências novo pensar).
PARANÁ, Secretária de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para o ensino Fundamental. Curitiba: Seed, 2009.
PARANÁ, Secretária de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para o ensino Fundamental. Curitiba: Seed, 2009.