Propostas de atividades - aditivos alimentares
Nome:Tânia BegaE-mail: taniabega@seed.pr.gov.br
Instituição: Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Campo Mourão- CEEBJACAM.
Município: Campo Mourão- Pr
Conteúdo: Aditivos Alimentares
Série: Fundamental e Médio-EJA
A elaboração deste material é requisito para complementação de carga horária e avaliação final do curso – Oficina de Softwares Educacionais Jclic, sob orientação da Assessora Rita de Cássia Delconte Ferreira, da equipe de Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão do estado do Paraná.
Objetivo
Utilização do software Jclic como ferramenta para a aprendizagem e contextualização do conteúdo Aditivos alimentares.
Relato
O presente trabalho será desenvolvido em turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, os quais em sua maioria são trabalhadores, atuantes na sociedade, consumidores em potencial, muitos deles chefes de família e provedores da manutenção alimentícia familiar, e que podem selecionar seus alimentos proporcionando uma melhor qualidade de vida.
A finalidade é proporcionar aos alunos uma reflexão crítica e a tomada de consciência sobre a questão dos alimentos industrializados, alertando-os para a necessidade de um monitoramento de todos os produtos adquiridos para alimentação familiar e o que se deve fazer para minimizar os problemas advindos do consumo de alimentos com aditivos químicos. O alerta é feito, sobretudo, tendo em vista a falta de consciência da população adulta quanto à escolha dos alimentos e às consequências desse comportamento para crianças e adolescentes.
O professor de Ciências, mediador entre o conhecimento científico escolar e as concepções que o estudante possui, ou seja, o conhecimento prévio, deve utilizar de métodos diversos, planejados com antecedência para a construção de conceitos de forma significativa (Paraná, 2008, p. 21).
O objetivo principal é utilizar o software para reforçar a aprendizagem por meio de jogos sobre o conteúdo aditivos alimentares que em um primeiro momento será trabalhado através de palestras, com apresentação de leitura de textos e interpretação, curiosidades e, ainda, pesquisas na internet sobre temas propostos pelo professor.
Em um segundo momento, para finalização do conteúdo a respeito de aditivos alimentares, os alunos colocarão em prática todos os conceitos apreendidos utilizando jogos produzidos pelo Software Jclic no Laboratório de Informática da Escola,com as atividades relacionadas abaixo:
1.Jogo da memória com os nomes dos diferentes tipos de aditivos alimentares.
2.Jogo da memória com gravuras mostrando os alimentos naturais.
3.Quebra-cabeças com uma gravura representando alimentos naturais.
4.Cruzadinha sobre tipos de alimentos e aditivos alimentares.
5.Caça-palavras sobre aditivos alimentares.
Referências
BONTEMPO, Marcio.Cultura e realidade brasileira : Palestra abordou aditivos alimentares. Disponível em:< www.drmarciobontempo.com.br/ preview/reportagens/15reportagem_uninove/reportagem15.asp> Acesso em 22 set. 2010.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para o Ensino Fundamental. Curitiba: Seed, 2008.
CRUZ, José Luiz de Carvalho da. Projeto Araribá Ciências. São Paulo: Moderna, 2006.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Ciências para o Ensino Fundamental. Curitiba: Seed, 2008.
CRUZ, José Luiz de Carvalho da. Projeto Araribá Ciências. São Paulo: Moderna, 2006.