Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - higiene da cabeça

Nome: Maria de Fátima Bento
E-mail: marifati23@yahoo.com.br
Instituição: Escola de Educação Especial Recanto da Alegria
Município: Santa Mariana/Paraná
Conteúdo: Higiene da cabeça
Série: Nível de Alfabetização

Relato


A concepção de Educação Especial atualmente no contexto educacional propõe o desenvolvimento das potencialidades, enfatizando a capacidade e não só o défict, em relação aos processos de aprendizagem individuais e coletivas. Deforma que o conteúdo não é reduzido para os alunos com necessidades especiais, mas é dado um enfoque de acordo com o nível e as especificidades de cada um, considerando que nessa modalidade o desenvolvimento do conteúdo requer um enfoque mais prático e funcional.

A partir da realização da oficina de software educacionais em que trabalhamos com o programa Cmap Tools, que permite a elaboração de mapas conceituais digitais que podem ser modificados quantas vezes isso for necessário, e no programa Gimp, que é utilizado para criação e manifestação de imagens, é possível dizer que os dois software apresentados servem de base desde a elaboração do plano de trabalho docente até a realização de atividades pelos alunos, como também permitem a otimização do trabalho pedagógico de acordo com as necessidades dos alunos.

O desenvolvimento do conteúdo se faz através de uma abordagem teórica e prática , com a proposta de atividades que permitem ao aluno ler, interpretar, observar, conversar e construir conceitos importantes para com os cuidados que todos devem com relação a higiene corporal, a começar pela higiene da cabeça e os cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação de piolhos. Explicar os tratamentos existentes para esse tipo de problema e propor uma atividade prática junto com os alunos a fim de aplicar neles as técnicas corretas de como higienizar a cabeça efetivando hábitos e atitudes saudáveis ao corpo .No laboratório de informática, será apresentado aos alunos um mapa conceitual elaborado no software Cmap Tools com a finalidade de ilustrar a explicação oral feita pelo professor,bem como a assimilação do conteúdo proposto. Propor para os alunos que lavem as mãos constantemente antes das refeições e logo que chega de lugares que possam conter esses tipos de seres nocivos a sua saúde.

Os alunos visualizarão um vídeo as ações que devemos tomar em relação a essa abordagem a fim de vivenciar as técnicas e os materiais corretos para a realização da higiene pessoal .Considerando a importância dessas atividades no dia dia das pessoas para a manutenção da saúde de um modo geral. Para registrar as atividades será proposta a construção coletiva de um mapa conceitual,confeccionado manualmente de acordo com as possibilidades dos alunos. A avaliação ocorre de forma sistematizada através de observações contínuas frente ao conteúdo desenvolvido, considerando o grau de autonomia nas atividades práticas e cognição na construção coletiva de um mapa conceitual a partir da apresentação ,respeitando o ritmo e nível de aprendizagem dos alunos.

Referências


OLIVEIRA. Emamanuel Cavalcanti; GONÇALVES, Maria da Penha. Rosa dos ventos: livro integrado.1ed. São Paulo: Moderna, 2002.
Superinteressante. São Paulo: Abril, 2004.
Brasil.Ministério da Educação.Conselho Nacional de Educação.Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica.Parecer CNE/CEB n. 017/2001
Projeto Escola Viva-Garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais, Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2000.V6.

Recomendar esta página via e-mail: