Educando para a sustentabilidade
Nome do Autor: Rejane Maria Christ GhellereInstituição / Escola: Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza
Município / Estado: São Miguel do Iguaçu - Pr
Conteúdo: Educando para a Sustentabilidade
Série: Ensino Fundamental
Relato
O Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, do município de São Miguel do Iguaçu, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, está desenvolvendo o Projeto “Saber & Atuar para melhorar o mundo: Educando para a Sustentabilidade”, coordenado pela Professora da disciplina de Ciências, Rejane Maria Christ Ghellere; apoiado pela direção da escola, comunidade escolar, Prefeitura da São Miguel do Iguaçu, Itaipu Binacional e Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.
Os objetivos do projeto são, promover o debate democrático que vise ações de sustentabilidade ambiental e social; motivar a frequência escolar, reduzindo os índices de evasão e repetência, bem como estimular o trabalho voluntário e formar cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade.
O projeto é interdisciplinar de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Além da construção de material educativo e práticas pedagógicas, foi realizada a implantação da horta orgânica, na qual os canteiros foram construídos durante as aulas da disciplina de Matemática contemplando várias formas geométricas; visando também favorecer a produção orgânica. Dessa forma, houve a preocupação em não agredir o meio ambiente e principalmente mudar os hábitos alimentares dos alunos, já que os alimentos produzidos serão utilizados como complemento na merenda escolar e uma parte será doada para uma entidade da comunidade.
Posteriormente, construiu-se um Relógio do Corpo Humano, dividido em canteiros com plantas medicinais, cada uma voltada para um órgão do corpo, com o intuito de atender aos alunos, além da construção de uma composteira para revitalização da horta.
Os alunos participaram da “Caminhada da sustentabilidade”, na qual realizaram uma “blitz” educativa sobre as oito maneiras de melhorar o mundo. Estão atuando também como multiplicadores realizando palestras nas 4ª séries das Escolas Municipais de São Miguel do Iguaçu com o Tema “A vida sem cigarro é um show”.
Para a coordenadora do projeto, a partir do momento que as pessoas da comunidade forem interagindo junto com a escola, apropriando-se do conhecimento, construindo a transformação social ao buscar soluções para os problemas práticos, perceberão sua importância e unidos poderemos desenvolver ações para a formação de cidadãos críticos e capazes de atuar ativamente na construção de seu meio.
Os objetivos do projeto são, promover o debate democrático que vise ações de sustentabilidade ambiental e social; motivar a frequência escolar, reduzindo os índices de evasão e repetência, bem como estimular o trabalho voluntário e formar cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade.
O projeto é interdisciplinar de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Além da construção de material educativo e práticas pedagógicas, foi realizada a implantação da horta orgânica, na qual os canteiros foram construídos durante as aulas da disciplina de Matemática contemplando várias formas geométricas; visando também favorecer a produção orgânica. Dessa forma, houve a preocupação em não agredir o meio ambiente e principalmente mudar os hábitos alimentares dos alunos, já que os alimentos produzidos serão utilizados como complemento na merenda escolar e uma parte será doada para uma entidade da comunidade.
Posteriormente, construiu-se um Relógio do Corpo Humano, dividido em canteiros com plantas medicinais, cada uma voltada para um órgão do corpo, com o intuito de atender aos alunos, além da construção de uma composteira para revitalização da horta.
Os alunos participaram da “Caminhada da sustentabilidade”, na qual realizaram uma “blitz” educativa sobre as oito maneiras de melhorar o mundo. Estão atuando também como multiplicadores realizando palestras nas 4ª séries das Escolas Municipais de São Miguel do Iguaçu com o Tema “A vida sem cigarro é um show”.
Para a coordenadora do projeto, a partir do momento que as pessoas da comunidade forem interagindo junto com a escola, apropriando-se do conhecimento, construindo a transformação social ao buscar soluções para os problemas práticos, perceberão sua importância e unidos poderemos desenvolver ações para a formação de cidadãos críticos e capazes de atuar ativamente na construção de seu meio.