Permacultura
Nome do Autor: Vera Lúcia FerreiraInstituição / Escola: Colégio Estadual Helena Kolody
Município / Estado: Sarandi-Pr
Conteúdo: Permacultura
Série: Ensino Fundamental fase II
Relato
Este projeto educacional, entre outros, desenvolvo com meus alunos há pelo menos dois anos. Consigo um resultado satisfatório com relação ao aprendizado.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação?
Sim
Projeto Educacional Interdisciplinar
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação?
Sim
Projeto Educacional Interdisciplinar
Contextualização
Conscientizar os alunos, por meio de um projeto interdisciplinar, sobre a importância da Permacultura como uma alternativa de ambiente sustentável. Oportuniza-se, ao aluno, por intermédio de pesquisas, debates e discussões sobre o tema “Permacultura”, que se envolva, de maneira participativa, na busca pela redução dos problemas do espaço que o cerca.
Público envolvido
Professores e alunos do Ensino Fundamental fase II.
Integração de mídias
O uso de mídias é importante no desenvolvimento das pesquisas a serem realizadas. Serão utilizadas várias mídias, dentre elas: internet, datashow, notebook, revistas, livros, jornais, bem com diversos gêneros textuais, como: notícias, reportagens, entrevistas, divulgação científica.
Período de realização do projeto
Aproximadamente dois bimestres.
Problema
O presente projeto está alicerçado no conhecimento sobre a Permacultura e como este método é apresentado em sua prática. Tendo como principal propósito a orientação e o desenvolvimento de produção de culturas, o estudo dá ênfase à sustentabilidade e à ecologia equilibradas, como formas de melhorar a qualidade de vida na nossa região. A partir do conceito que o permacultor utiliza a terra sem desperdício ou poluição viabiliza-se a restauração de paisagens degradadas. A ação deste volta-se, principalmente, para áreas agrícolas com o propósito de reverter situações dramáticas de degradação socioambiental. A Permacultura exige uma mudança de atitude que consiste, basicamente, em fazer o ser humano viver de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza.>
Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e, dessa maneira, nasceu amparada por ética fundada de ações comuns para o bem da Terra.
Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e, dessa maneira, nasceu amparada por ética fundada de ações comuns para o bem da Terra.
Procedimentos Metodológicos
A metodologia utilizada passará por pesquisas em bibliotecas, fazendo uso de diversos livros de diferentes autores, revistas, jornais, bem como sites recomendados e direcionados, tendo como processo avaliativo a confecção de maquetes e a produção textual.
Os conteúdos e conceitos a serem abordados no desenvolvimento desse projeto serão: Conceito de Permacultura; Cooperação e solidariedade; Design para a sustentabilidade; História da Permacultura no Brasil; Institutos da Permacultura; Rede Permear de Permaculturas; entre outros.
Os conteúdos e conceitos a serem abordados no desenvolvimento desse projeto serão: Conceito de Permacultura; Cooperação e solidariedade; Design para a sustentabilidade; História da Permacultura no Brasil; Institutos da Permacultura; Rede Permear de Permaculturas; entre outros.
www.permacultura.org.br Acesso em 25 mar 2009.
Referências
- http://www.youtube.com/watch?v=SSeVZS3hJdI&feature=PlayList&p=813718570871C9E5&index=0&playnext=1 Acesso em 27 abr 2009.
- http://www.permacultura.org.br Acesso em 24 abr 2009.
- MORROW, Rosemary. Permacultura Passo a Passo. Baseado na obra Introdução à Permacultura, de Bill Mollisson.