Sequência de Aulas - Sistema Solar
1ª Aula
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental já são abordados alguns conteúdos sobre Astronomia. Para verificar o conhecimento dos alunos sobre o Sistema Solar, sugere-se iniciar a aula mostrando algumas imagens sobre o assunto (Cometa, Asteroides, Planeta Saturno, Sistema Solar).Durante a apresentação das imagens, lançar questões de diagnóstico, como por exemplo:
- O que vocês estão vendo?
- O que vocês já conhecem?
- Qual é a estrela central do Sistema Solar?
- Quantos planetas compõem o Sistema Solar? Quais são eles?
- Qual a diferença entre planeta e estrela?
- E sobre cometa, asteroides e meteoros o que vocês sabem?
A seguir, fazer a seguinte pergunta aos alunos:
- Vocês sabiam que Plutão já foi considerado um planeta de nosso sistema solar? E por que não é mais?
Por que Plutão não é mais um planeta? |
No áudio será apresentado que a União Astronômica Internacional (UAI) definiu três categorias de classificação para os corpos que orbitam em torno do Sol: Planetas, Planetas Anões e Corpos Menores.
Após ouvir o áudio, os alunos podem reunir-se em duplas para elaborar a resposta. As respostas podem ser compartilhadas logo a seguir.
Sugestão para o professor(a): Caso deseje aprofundar mais sua aula ou utilizar outros recursos, na página de Ciências do Portal Dia a Dia Educação você encontra maiores informações e mais recursos didáticos sobre o conteúdo Astronomia. Acesse e confira.
2ª Aula
Para continuar o estudo sobre o Sistema Solar, propor uma pesquisa buscando informações sobre os outros planetas anões (Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris).
Abaixo algumas sugestões de sites para a realização da pesquisa:
Para isso é indicado o uso do jogo Sistema Solar II (ícone ao lado). No jogo, o aluno torna-se piloto de uma nave espacial e sua missão é conhecer mais informações sobre os oito planetas do Sistema Solar.
Para realização da atividade, os alunos podem ser divididos em dupla. Eles devem realizar a seguinte missão: além de conseguir chegar até Netuno, eles deverão elaborar um diário de bordo onde deve constar o nome e duas características de cada planeta.
Para completar o estudo sobre os planetas, sugere-se a pesquisa sobre os dados listados na tabela a seguir:
Sugestões de sites para pesquisa:
Continue lendo
Abaixo algumas sugestões de sites para a realização da pesquisa:
- Hypescience. Conheça os planetas anões do Sistema Solar.
- Mistérios do Mundo. Os planetas anões.
- Superinteressante. Conheça melhor os 5 planetas anões do Sistema Solar.
Sistema Solar II |
Para realização da atividade, os alunos podem ser divididos em dupla. Eles devem realizar a seguinte missão: além de conseguir chegar até Netuno, eles deverão elaborar um diário de bordo onde deve constar o nome e duas características de cada planeta.
Para completar o estudo sobre os planetas, sugere-se a pesquisa sobre os dados listados na tabela a seguir:
Planeta | Distância média do Sol |
Temperatura | N.º de Satélites |
Composição atmosfera |
Mercúrio | ||||
Vênus | ||||
Terra | ||||
Marte | ||||
Júpiter | ||||
Saturno | ||||
Urano | ||||
Netuno |
Sugestões de sites para pesquisa:
- Portal Dia a Dia Educação. Ciências. Astronomia – Planetas.
- SUA PESQUISA. Sistema Solar.
Continue lendo
Dê sua opinião |
Envie sua aula |