Sequência de Aulas - Sistema Solar
Autora: Professora Marileusa Araujo Siqueira - Curitiba/PR
1. Nível de ensino: Fundamental Anos finais - 6° ano
2. Conteúdo Estruturante: Astronomia
2.1 Conteúdo Básico: Sistema Solar
2.2 Conteúdo Específico: Estudo sobre os componentes do Sistema Solar
3. Objetivos
- Conhecer a composição e dinâmica do Sistema Solar.
4. Número de aulas estimado: 2 aulas.
5. Justificativa
Astronomia é uma das ciências mais antigas, cujo estudo engloba o conhecimento dos corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a evolução de objetos celestes, bem como com a formação e o desenvolvimento do universo. Conhecer a composição e as características do Sistema Solar é fundamental para iniciar a compreensão dos fenômenos astronômicos.
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Em consequência do desenvolvimento tecnológico, a Astronomia deixa de ser apenas uma ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências. A exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o Universo, como não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas.
Astronomia é um conteúdo estruturante, devendo ser contemplado no planejamento do professor do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (PARANÁ, 2008). Ensinar Astronomia pode ser dificultoso para muitos professores, pois apresenta uma abrangência multidisciplinar de conhecimentos aliada à falta de formação acadêmica dos docentes com relação à temática. Vários trabalhos de pesquisa, como de Leite et al. (1997); Franco (1998) e Bisch (1998), ressaltam a necessidade de o professor organizar o ensino sobre temas da Astronomia, priorizando sempre o avanço dos conceitos científicos.
Assim, buscando contribuir com a prática pedagógica do professor, esta sequência de aulas sobre o Sistema Solar apresenta dicas de recursos didáticos e sua possível utilização no ambiente escolar.
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6.
Encaminhamento
7. Relações interdisciplinares
Para o estudo sobre o Sistema Solar é necessário o conhecimento matemático de formas geométricas, grandezas e medidas; de Geografia, o conteúdo de orientação no espaço geográfico.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno conheça os principais componentes do Sistema Solar.
Referências
BISCH, S. M. Astronomia no Ensino Fundamental: Natureza e Conteúdo do Conhecimento de Estudantes e Professores. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1998.
CANALLE, J. Oficina de astronomia. Rio de Janeiro: UERJ, s.d.
FRANCO, C. As ideias dos alunos sobre temas científicos: vale a pena levá-las a sério? Ciência & Ensino, n. 4, p.10-17, 1998.
LEITE, C. et al. Representações do Universo em Crianças do 1º Grau. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 12. Caderno de resumos. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ciências. Curitiba: Seed, 2008.
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Nome: Maria Sirlei
E-mail: mariasnmalacrida@gmail.com
Cidade/Estado: Santo Inácio/PR
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Comentários/Sugestões: É uma sequência muito fácil de ser trabalhada. Vou aproveitar todas pois tenho certeza que vou alcançar os objetivos previstos e que serão alcançados por todos os alunos.