Sequência de Aulas - Nanotecnologia
1ª Aula
- O que é nanotecnologia?
- Quais as possíveis aplicações para a nanotecnologia?
Download do vídeo |
Após este primeiro momento, exibir o vídeo “Nanotecnologia: o que é isso?”. Para desenvolver a percepção dos alunos em relação a escala métrica, após 3 minutos de exibição do vídeo, distribuir fitas de papel medindo 1 metro cada e solicitar que eles a observem e dividam primeiramente em centímetro, em seguida em milímetros e em seguida façam um exercício mental, imaginando o quanto pequeno é uma nanopartícula. Após a exibição do vídeo, o professor deverá retomar o contexto conceitual e da utilização da nanotecnologia. Solicitar que os alunos façam uma pesquisa dos produtos que já possuem a nanotecnologia e relacionar aqueles que estão presentes em seu cotidiano para posteriormente apresentar oralmente a classe.
2ª Aula
Revista em Quadrinhos Nanotecnologia: O transporte para um novo universo |
Iniciar a aula com a apresentação oral dos alunos sobre os produtos oriundos da nanotecnologia.
A próxima atividade será realizar a leitura da revista em quadrinhos Nanotecnologia: O transporte para um novo universo (ícone ao lado) que contempla o assunto em questão.
Após a leitura, dispor os educandos em semicírculo e questioná-los sobre o que trata esta revista em quadrinhos. Nesse debate chamar a atenção para:
A próxima atividade será realizar a leitura da revista em quadrinhos Nanotecnologia: O transporte para um novo universo (ícone ao lado) que contempla o assunto em questão.
Após a leitura, dispor os educandos em semicírculo e questioná-los sobre o que trata esta revista em quadrinhos. Nesse debate chamar a atenção para:
- o que é nanotecnologia e alguns exemplos de sua utilização;
- vantagens do uso da nanotecnologia (na agricultura, medicina, indústria: cosméticos, computadores, metalúrgica e na purificação da água);
- possíveis problemas com o uso da nanotecnologia (mudança das propriedades dos materiais e tal instabilidade ser danosa à saúde);
- os problemas apresentados com o uso de outras técnicas (freios de veículos com amianto, álcool nos fortificantes infantis, tinta à base de chumbo, gordura trans nos alimentos, adição de chumbo na gasolina).
3ª Aula
Propor a seguinte atividade: Os alunos deverão, em dupla, desenvolver um texto de no mínimo uma lauda, relacionado ao assunto discutido em sala de aula, com a finalidade de demonstrar se entenderam o que é a nanotecnologia, seus possíveis impactos e benefícios e se conseguem relacionar a nanotecnologia com seu dia a dia.
Sugestão de questão: Sobre o tema Nanotecnologia, elabore um texto dissertativo (mínimo 25 linhas) ressaltando as vantagens e os possíveis problemas relacionados ao uso desta tecnologia.
Sugestão de questão: Sobre o tema Nanotecnologia, elabore um texto dissertativo (mínimo 25 linhas) ressaltando as vantagens e os possíveis problemas relacionados ao uso desta tecnologia.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |