Disciplina - Ciências

Sequência de Aulas - Nanotecnologia

1ª Aula

Iniciar a aula verificando o conhecimento prévio do aluno em relação ao assunto proposto através de questionamentos:
  • O que é nanotecnologia?
  • Quais as possíveis aplicações para a nanotecnologia?

Download do vídeo
Após este primeiro momento, exibir o vídeo “Nanotecnologia: o que é isso?”. Para desenvolver a percepção dos alunos em relação a escala métrica, após 3 minutos de exibição do vídeo, distribuir fitas de papel medindo 1 metro cada e solicitar que eles a observem e dividam primeiramente em centímetro, em seguida em milímetros e em seguida façam um exercício mental, imaginando o quanto pequeno é uma nanopartícula. Após a exibição do vídeo, o professor deverá retomar o contexto conceitual e da utilização da nanotecnologia. Solicitar que os alunos façam uma pesquisa dos produtos que já possuem a nanotecnologia e relacionar aqueles que estão presentes em seu cotidiano para posteriormente apresentar oralmente a classe.


2ª Aula

ícone nanotecnologia
Revista em Quadrinhos
Nanotecnologia: O transporte para um novo universo
Iniciar a aula com a apresentação oral dos alunos sobre os produtos oriundos da nanotecnologia.

A próxima atividade será realizar a leitura da revista em quadrinhos Nanotecnologia: O transporte para um novo universo (ícone ao lado) que contempla o assunto em questão.

Após a leitura, dispor os educandos em semicírculo e questioná-los sobre o que trata esta revista em quadrinhos. Nesse debate chamar a atenção para:
  • o que é nanotecnologia e alguns exemplos de sua utilização;
  • vantagens do uso da nanotecnologia (na agricultura, medicina, indústria: cosméticos, computadores, metalúrgica e na purificação da água);
  • possíveis problemas com o uso da nanotecnologia (mudança das propriedades dos materiais e tal instabilidade ser danosa à saúde);
  • os problemas apresentados com o uso de outras técnicas (freios de veículos com amianto, álcool nos fortificantes infantis, tinta à base de chumbo, gordura trans nos alimentos, adição de chumbo na gasolina).

3ª Aula

ícone texto
Propor a seguinte atividade: Os alunos deverão, em dupla, desenvolver um texto de no mínimo uma lauda, relacionado ao assunto discutido em sala de aula, com a finalidade de demonstrar se entenderam o que é a nanotecnologia, seus possíveis impactos e benefícios e se conseguem relacionar a nanotecnologia com seu dia a dia.

Sugestão de questão: Sobre o tema Nanotecnologia, elabore um texto dissertativo (mínimo 25 linhas) ressaltando as vantagens e os possíveis problemas relacionados ao uso desta tecnologia.

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: