Sequência de Aulas - Estudo da Célula
1ª Aula
Inicia-se a aula propondo um desafio: acertar qual é a palavra secreta composta por seis letras a partir de três pistas. Desenha-se os espaços no quadro de giz (como no jogo da forca) e anota-se as pistas, que são na realidade o enunciado da teoria celular:
1) Todos os seres vivos possuem.
C É L U L A |
2) Só pode nascer de outra pré-existente.
3) São as unidades fundamentais da vida.
Caso os alunos não descubram a palavra secreta, pode-se detalhar melhor cada dica ou dar mais algumas.
Descoberta a palavra, instigar os alunos sobre as informações contidas nas dicas: Será que todos seres vivos possuem célula? Por que a célula é a unidade fundamental da vida? Afinal, o que é uma célula? Sendo a maioria das células invisíveis ao olho humano, como a célula foi descoberta?
Após este momento de problematização, sugere-se elaborar uma linha do tempo no quadro de giz com o histórico da descoberta da célula, destacando os principais pesquisadores (Anton van Leeuwenhoek, Robert Hooke, Robert Brown, Matthias Schleiden, Theodor Schwann, Rudolf Virchow, Walther Flemming), desde a invenção do microscópio até a elaboração da teoria celular.
Descoberta a palavra, instigar os alunos sobre as informações contidas nas dicas: Será que todos seres vivos possuem célula? Por que a célula é a unidade fundamental da vida? Afinal, o que é uma célula? Sendo a maioria das células invisíveis ao olho humano, como a célula foi descoberta?
Após este momento de problematização, sugere-se elaborar uma linha do tempo no quadro de giz com o histórico da descoberta da célula, destacando os principais pesquisadores (Anton van Leeuwenhoek, Robert Hooke, Robert Brown, Matthias Schleiden, Theodor Schwann, Rudolf Virchow, Walther Flemming), desde a invenção do microscópio até a elaboração da teoria celular.
- Professor(a) você pode acessar o link abaixo para auxiliar na elaboração deste histórico.
Durante a confecção da linha do tempo, podem ser abordadas algumas questões, como, por exemplo:
1) Quem foi que inventou o primeiro microscópio? (R: Anton van Leeuwenhoek ) 2) Ao observar a cortiça (verificar se os alunos sabem o que é) o que Robert Hooke conseguiu ver com o auxílio do microscópio? (R: Viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”, que na realidade era apenas o envoltório da célula.) 3) Robert Brown observou que o espaço de vários tipos de células era preenchido com um material de aspecto gelatinoso, e que em seu interior havia uma pequena estrutura. Que estrutura era essa? (R: O núcleo da célula.) |
A descoberta da célula |
- Solicitar que os alunos registrem esta atividade no caderno.
2ª Aula
Iniciar a aula retomando algumas características sobre a célula, destacando que ela representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente, sendo unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.
Depois deste momento, sugere-se uma atividade com imagens. As imagens podem ser visualizadas no laboratório de informática ou na TV Multimídia, ou serem impressas em papel. Deve-se selecionar imagens representativas de organismos unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes.
Sugestão de roteiro para as imagens:
1) Unicelulares X pluricelulares
Inicia-se a atividade comentando que os seres vivos podem ser classificados de acordo com o número de células: unicelulares (uma célula) ou pluricelulares (mais de uma célula). Depois, mostram-se as imagens: Agnata, Araucária, Protozoários e Bactérias. A cada imagem apresentada, pergunta-se aos alunos: Este organismo é uni ou pluricelular? Por quê?
2) Procariontes X eucariontes
Após o entendimento do conceito de uni e pluricelular, inserir o conceito de procarionte e eucarionte.
Mostrar as imagens dos dois tipos celulares (Célula Procarionte, Célula Eucarionte - Vegetal e Célula Eucarionte - Animal) e chamar atenção para as demais organelas. Pode-se levantar algumas questões como:
- Que atividades a célula realiza?
- Ela respira, se alimenta, se reproduz?
- A célula cresce? Será que ela morre?
3ª Aula
Células: comparação |
No início da aula, socializar os resultados obtidos pelos alunos na pesquisa sobre as organelas.
Conhecidas as principais estruturas constituintes das células e suas funções, o próximo passo é propor uma atividade no laboratório de informática de comparação entre células procariontes X eucariontes e entre eucarionte vegetal X eucarionte animal.
O recurso utilizado para orientar esta atividade será o infográfico Células: comparação.
Os alunos serão separados em duplas e após analisar o infográfico devem elaborar uma tabela que contemple as diferenças observadas. O aluno deve perceber a presença, nas células vegetais, da parede celular, dos plastos (na imagem destacado o cloroplasto) e dos vacúolos grandes e da ausência dos lisossomas e centrossomas, presente nas células animais.
Lembrando que o professor(a) deve salientar que outra diferença é com relação a substância de reserva, que é o amido (célula vegetal) e o glicogênio (célula animal).
Conhecidas as principais estruturas constituintes das células e suas funções, o próximo passo é propor uma atividade no laboratório de informática de comparação entre células procariontes X eucariontes e entre eucarionte vegetal X eucarionte animal.
O recurso utilizado para orientar esta atividade será o infográfico Células: comparação.
Os alunos serão separados em duplas e após analisar o infográfico devem elaborar uma tabela que contemple as diferenças observadas. O aluno deve perceber a presença, nas células vegetais, da parede celular, dos plastos (na imagem destacado o cloroplasto) e dos vacúolos grandes e da ausência dos lisossomas e centrossomas, presente nas células animais.
Lembrando que o professor(a) deve salientar que outra diferença é com relação a substância de reserva, que é o amido (célula vegetal) e o glicogênio (célula animal).
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