Disciplina - Ciências

Sequência de Aulas - Estudo da Célula

1ª Aula

Inicia-se a aula propondo um desafio: acertar qual é a palavra secreta composta por seis letras a partir de três pistas. Desenha-se os espaços no quadro de giz (como no jogo da forca) e anota-se as pistas, que são na realidade o enunciado da teoria celular:

1) Todos os seres vivos possuem.
imagem forca
C  É  L  U  L  A


2) Só pode nascer de outra pré-existente.

3) São as unidades fundamentais da vida.


Caso os alunos não descubram a palavra secreta, pode-se detalhar melhor cada dica ou dar mais algumas.

Descoberta a palavra, instigar os alunos sobre as informações contidas nas dicas: Será que todos seres vivos possuem célula? Por que a célula é a unidade fundamental da vida? Afinal, o que é uma célula? Sendo a maioria das células invisíveis ao olho humano, como a célula foi descoberta?

Após este momento de problematização, sugere-se elaborar uma linha do tempo no quadro de giz com o histórico da descoberta da célula, destacando os principais pesquisadores (Anton van Leeuwenhoek, Robert Hooke, Robert Brown, Matthias Schleiden, Theodor Schwann, Rudolf Virchow, Walther Flemming), desde a invenção do microscópio até a elaboração da teoria celular.

  • Professor(a) você pode acessar o link abaixo para auxiliar na elaboração deste histórico.

Durante a confecção da linha do tempo, podem ser abordadas algumas questões, como, por exemplo:

1) Quem foi que inventou o primeiro microscópio? (R: Anton van Leeuwenhoek )
2) Ao observar a cortiça (verificar se os alunos sabem o que é) o que Robert Hooke conseguiu ver com o auxílio do microscópio? (R: Viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”, que na realidade era apenas o envoltório da célula.)
3) Robert Brown observou que o espaço de vários tipos de células era preenchido com um material de aspecto gelatinoso, e que em seu interior havia uma pequena estrutura. Que estrutura era essa? (R: O núcleo da célula.)
ícone letra de música
A descoberta da célula



  • Solicitar que os alunos registrem esta atividade no caderno.

2ª Aula

Iniciar a aula retomando algumas características sobre a célula, destacando que ela representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente, sendo unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.

Depois deste momento, sugere-se uma atividade com imagens. As imagens podem ser visualizadas no laboratório de informática ou na TV Multimídia, ou serem impressas em papel. Deve-se selecionar imagens representativas de organismos unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes.

Sugestão de roteiro para as imagens:

1) Unicelulares X pluricelulares

2) Procariontes X eucariontes

Após o entendimento do conceito de uni e pluricelular, inserir o conceito de procarionte e eucarionte.

Mostrar as imagens dos dois tipos celulares (Célula Procarionte, Célula Eucarionte - Vegetal e Célula Eucarionte - Animal) e chamar atenção para as demais organelas. Pode-se levantar algumas questões como:
  • Que atividades a célula realiza?
  • Ela respira, se alimenta, se reproduz?
  • A célula cresce? Será que ela morre?
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3ª Aula

ícone infográfico
Células: comparação
No início da aula, socializar os resultados obtidos pelos alunos na pesquisa sobre as organelas.

Conhecidas as principais estruturas constituintes das células e suas funções, o próximo passo é propor uma atividade no laboratório de informática de comparação entre células procariontes X eucariontes e entre eucarionte vegetal X eucarionte animal.

O recurso utilizado para orientar esta atividade será o infográfico Células: comparação.

Os alunos serão separados em duplas e após analisar o infográfico devem elaborar uma tabela que contemple as diferenças observadas. O aluno deve perceber a presença, nas células vegetais, da parede celular, dos plastos (na imagem destacado o cloroplasto) e dos vacúolos grandes e da ausência dos lisossomas e centrossomas, presente nas células animais.

Lembrando que o professor(a) deve salientar que outra diferença é com relação a substância de reserva, que é o amido (célula vegetal) e o glicogênio (célula animal).

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