Disciplina - Ciências

Discussão sobre transgênicos por meio de vídeos

Como motivação para o estudo dos alimentos transgênicos, sugerimos que o professor utilize dois vídeos cujos endereços disponibilizamos a seguir.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

Vídeo 1- Óleo de Soja Transgênica no Brasil. Disponível em: http://www.videolog.tv/video?272798. Acesso em: 11/5/2013.
Vídeo 2- Campanha transgênico não. Disponível em:  http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiatransgenicocampa. Acesso em: 11/5/2013.

Após assistirem aos vídeos, o professor deverá lançar novos questionamentos para os alunos.

1 - O que é? O que é?
  • Alimentos transgênicos.
  • OGM.
  • Engenharia genética
2 - Alimentos geneticamente modificados são prejudiciais à saúde?
Após ouvir os alunos, o professor deverá fechar esse diálogo explicando que, para alguns especialistas, modificar alimentos por meio da genética pode trazer danos à saúde humana e animal, além de prejuízos ao meio ambiente. Já os seus defensores apontam, entre os benefícios, a possibilidade de ter alimentos com mais nutrientes. (Questionar os alunos sobre a opinião deles a respeito disso?)


Essa atividade foi extraída da aula Biotecnologia e produção de alimentos, da professora Selma Gonzaga Silva - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: