Conhecendo e criando um Webquest da turma
Nessa atividade da aula, cabe ao(a) professor(a) orientar os(as) alunos(as) para a criação de webquests, os quais serão importantes meios de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.O(a) professor(a) deverá orientar os(as) alunos(as) a assistirem o Vídeo 1, no qual são apresentados o passo a passo da criação de webquests. O Vídeo 1 encontra-se disponível no site abaixo:
Vídeo - Tutorial: Webquest Seminário Virtual (Motivação). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tBzzQoUvwJc . Acesso em: 12/05/2012.
Observação: O(a) professor(a) pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia ou um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição do Vídeo 1, os(as) alunos(as) devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos webquest será constituído pelos dados coletados na segunda e apresentados durante a terceira atividade da aula.
O(a) professor(a) deve então orientar os(as) alunos(as) a acessarem o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os webquests. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu webquest com uma senha.
Finalizada a exibição do Vídeo 1, os(as) alunos(as) devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos webquest será constituído pelos dados coletados na segunda e apresentados durante a terceira atividade da aula.
O(a) professor(a) deve então orientar os(as) alunos(as) a acessarem o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os webquests. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu webquest com uma senha.
Webquest: Disponível em http://phpwebquest.org/newphp/index.php. Acesso em: 12/05/2012.
Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos webquests das informações e imagens selecionadas. O(a) professor(a) deve acompanhar atentamente esse processo.
- Passo a passo – 1ª etapa: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest. Acesso em: 12/05/2012;
- Passo a passo – 2ª etapa: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest. Acesso em: 12/05/2012;
- Passo a passo – 3ª etapa: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest. Acesso em: 12/05/2012;
- Passo a passo – 4ª etapa: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest. Acesso em: 12/05/2012;
- Passo a passo – 5ª etapa: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest. Acesso em: 12/05/2012.
Depois que todos os webquests tiverem sido criados, o(a) professor(a) deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus webquests os links dos demais. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos webquests uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.
Os(as) alunos(as) deverão ser orientados pelo(a) professor(a) a navegarem nos webquests dos(as) colegas. Em casa, os(as) alunos(as) deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus webquests para explorar mais esse recurso digital.
Os(as) alunos(as) deverão ser orientados pelo(a) professor(a) a navegarem nos webquests dos(as) colegas. Em casa, os(as) alunos(as) deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus webquests para explorar mais esse recurso digital.
Essa atividade foi extraída da aula Investigando os biomas naturais: recursos inesgotáveis?, da professora Delma Faria Shimamoto - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.