A Pesquisa Científica como Prática Social
Para introduzir a temática da prática da pesquisa, trabalhe com os alunos os seguintes vídeos sobre a pesquisa do cientista Charles Darwin.
Vídeos: A árvore da vida. Programa e o Documentário. Duração: 56 minutos. Disponível em: http://saladeprofessortvescola.blogspot.com.br/search/label/Evolu%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 06/05/2013.
O objetivo não é difundir as ideias de Darwin, mas proporcionar aos alunos o conhecimento dos métodos de Darwin, sobretudo a observação.
a) Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa com elementos próximos deles, da escola e do entorno.
b) Divida a turma em grupos menores de 5 ou 6 alunos.
c) Explique que cada grupo irá optar por uma temática de pesquisa na comunidade.
d) Para esta pesquisa, irão seguir as etapas que já foram contempladas nas atividades anteriores: observação, indagações, problematizações, distinção entre o conhecimento popular e o conhecimento científico.
e) Sugestões de temáticas:
Vídeos: A árvore da vida. Programa e o Documentário. Duração: 56 minutos. Disponível em: http://saladeprofessortvescola.blogspot.com.br/search/label/Evolu%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 06/05/2013.
O objetivo não é difundir as ideias de Darwin, mas proporcionar aos alunos o conhecimento dos métodos de Darwin, sobretudo a observação.
a) Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa com elementos próximos deles, da escola e do entorno.
b) Divida a turma em grupos menores de 5 ou 6 alunos.
c) Explique que cada grupo irá optar por uma temática de pesquisa na comunidade.
d) Para esta pesquisa, irão seguir as etapas que já foram contempladas nas atividades anteriores: observação, indagações, problematizações, distinção entre o conhecimento popular e o conhecimento científico.
e) Sugestões de temáticas:
- Qual a flora e a fauna típicas do entorno da escola?
- Quais os hábitos de consumo dos moradores da região?
- Como a tecnologia influencia no modo de vida dos moradores?
- O que influencia as pessoas a comprar ou não um produto?
f) Os alunos irão manter um caderno de registro de campo e irão anexar outros registros feitos ao longo da pesquisa: vídeo, gravações, filmagens, fotos etc.
g) Terminada a coleta de dados, os alunos irão, em sala de aula, organizá-los da forma que acharem mais interessante:
- em gráficos;
- em números numa tabela;
- em fotos, como num mural.
Esta atividade foi extraída da aula Criando uma Semana da Ciência e da Tecnologia, do professor Klênio Ântonio Sousa - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.