Disciplina - Ciências

Experimentos - Plantas

1º Experimento : Evapotranspiração

Material necessário:

Uma planta pequena em um vaso; um saco plástico transparente; barbante ou fita adesiva; água.

Etapas
:
1) Molhe apenas a terra em que a planta está e tome cuidado para não encharcar o vaso. Coloque a água aos poucos e espere até que a água seja absorvida pela terra.
2) Coloque o saco plástico transparente recobrindo toda a planta e amarre-o no caule, próximo à terra.
3) Coloque a planta com o saco plástico amarrado em um local quente e iluminado, por aproximadamente 1 hora (Observação: a experiência deve ser realizada, de preferência, em um dia de sol forte que não esteja nublado).


2º Experimento : Condução

Material necessário: Pote plástico, Anilina, Flor branca (rosa, cravo, palma), Água, Estilete e Espátula. Para otimizar a atividade, o professor poderá dividir a turma em grupos. O procedimento é simples.

Etapas:

1) Cada grupo deverá encher o pote com água e misturar a anilina com a espátula, fazendo uma solução concentrada.
2) Com o estilete, cortar transversalmente a haste do caule à uma altura de 15cm da flor.
Dica 1: Para que não entre ar nos vasos condutores, deve-se fazer o corte com a haste dentro do pote. O professor é quem deve fazer o corte. Fazendo um corte diagonal, aumenta-se a superfície de absorção, obtendo-se um resultado melhor.
Dica 2: Também é importante que as folhas sejam retiradas e só fiquem as pétalas.
3) Aguarde 30 min para obter os resultados.


3º Experimento: Pressão de raiz

Material necessário:
Uma muda de planta herbácea em vaso (de preferência Maria-sem-vergonha ou beijo), água, um recipiente de vidro (boréu ou copo).

Procedimento:

Etapas:
1) Cortar transversalmente o caule da planta com uma distância de 3 dedos do solo.
2) Regar o vaso com água em uma quantidade normal, sem encharcar a terra.
3) Cobrir o caule com o boréu ou o copo.

Observações sobre condução da aula para encaminhar a discussão final:

Essas atividades podem ser aplicadas em uma aula de 100 minutos, desde que o professor siga uma determinada sequência dos experimentos, na ordem em que foi apresentada. Como os resultados dos experimentos são obtidos em tempos diferentes, sugerimos que nesse período o professor explore com os alunos as hipóteses inerentes a cada um deles.

Os alunos devem registrar em seu caderno (ou roteiro de atividade) os experimentos.

Para os 3 experimentos, os alunos podem registrar o material utilizado, descrever o procedimento, fazer um desenho esquemático mostrando a montagem e elaborar hipóteses iniciais referentes ao que entendem como resultado esperado para cada experimento.

A seguir estão indicadas algumas questões importantes de serem abordadas em cada experimento. A forma de fazer essa abordagem fica à critério do professor. Os experimentos podem ser conduzidos pelo professor à medida que levanta essas questões ou elas podem vir incorporadas no roteiro que o aluno seguirá sozinho. O importante é que o aluno não passe diretamente pela observação dos resultados dos experimentos sem que seja estimulado a uma boa reflexão para interpretá-los. Acredita-se que assim terão surgido elementos suficientes para discussão.

Sugestões de questões do 1º experimento: Após terem observado o resultado do experimento (veremos que o saco plástico está repleto de gotas d’água condensadas em seu interior), peça para que os alunos descrevam o resultado e comparem com sua hipótese inicial. Questione em quais estados físicos se encontra a água dentro do saco plástico (líquido e gasoso) e por quais transformações ela passou (evaporação e condensação). O que aconteceu com a água que molhou a terra nesse experimento? Aproveitar para problematizar como a planta “sugou” a água do solo e apresente a raiz como um órgão de absorção das plantas (além de fixação da planta ao solo).

O professor pode começar a questionar se água que é absorvida pela raiz fica somente nesta ou se todas as partes da planta necessitam de água. Como foi possível, então, a água do solo parar no saco plástico? A partir desse questionamento pode-se discutir os experimentos 2 e 3.

Sugestões de questões do 2º experimento
: Após terem observado o resultado do experimento (decorrido meia hora, veremos que as pétalas escurecem e ficam da cor da anilina). Ao observar o resultado, o professor deverá auxiliar os alunos a interpretá-lo. Peça para que comparem o resultado esperado e o observado. Peça para que descrevam o caminho feito pela anilina (da solução até a flor). Por fim, faça os seguintes questionamentos:

- O que podemos concluir com esse experimento?
Com esse experimento verifica-se que as plantas absorvem a solução, ou seja, a água e a anilina dissolvida. Conclui-se que as plantas absorvem a água e também o que ela contém. Na natureza, acontece o mesmo, as plantas absorvem a água e os sais minerais presentes no solo. Aproveite para apresentar o caule como um órgão da planta capaz de conduzir soluções (além da sustentação).

- Por que retiramos as folhas da planta nesse experimento?
É importante ressaltar que a água é conduzida através do caule para toda a planta, não somente para a flor. Desta forma, o resultado observado não seria tão eficiente, uma vez que parte da água com anilina iria para as folhas.

Sugestões de questões do 3º experimento
: Até agora não abordamos como a água é levada das raízes até o caule. Após observado o resultado (gotas d’água saem pela extremidade cortada do caule), peça para que os alunos descrevam o caminho da água desde o solo até a formação das gotas. Questione se com esse experimento é possível concluir que a água sobe pelo caule.

Esta atividade foi extraída da aula A Água e as Plantas I : Condução e transpiração, do professor João Paulo Sobral Dias Netto - Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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