Laboratório de Sensações - Plantas
Primeiramente o professor deverá proporcionar um momento de sensibilização aos alunos. Para isso, sugerimos que utilize a atividade prática descrita abaixo, que permitirá que os alunos utilizem os 5 sentidos (tato, olfato, paladar, audição, visão) para entrar em contato com as plantas.
Objetivo: Conhecer e identificar as plantas utilizando os 5 (cinco) sentidos, que são: olfato, paladar, visão, tato e audição.
Material:
Objetivo: Conhecer e identificar as plantas utilizando os 5 (cinco) sentidos, que são: olfato, paladar, visão, tato e audição.
Material:
- Ervas in natura - Alecrim, Erva Cidreira, Hortelã
- Copos descartáveis
- Vendas para os olhos
- Garrafas térmicas
- Garrafa Pet transparente
- Papel e lápis para anotações
- Bancada ou mesa para exposição dos materiais
- Fazer um chá com cada uma das ervas, totalizando três chás. Colocar cada um em uma garrafa térmica e identificar com as letras A, B, C.
- Colocar os chás também nas garrafas pet transparentes, identificando com as letras A, B, C. Importante: não pode ser a mesma sequência utilizada nas garrafas térmicas.
- Sobre uma mesa ou bancada disponibilizar amostras das três ervas, identificando com as letras A, B, C. Disponibilizar também as garrafas térmicas e pet com chás, as vendas para os olhos e os copinhos descartáveis.
- Os alunos deverão percorrer a bancada ou mesa tendo em mãos uma folha em branco, lápis e borracha.
- Primeiramente o aluno deve ver as ervas in natura. Nesse momento o professor deve estimular o aluno a cheirar e tocar as folhas, permitindo assim que ele tente descobrir qual é a erva. As anotações deverão ser realizadas em todos os momentos da atividade.
- Em seguida, o aluno poderá observar as garrafas pet com os chás e tentar associar a cor observada com as ervas que foram tocadas e cheiradas.
- Para encerrar a atividade, o aluno com os olhos vendados e com a ajuda do professor experimentará os chás e tentará associar com as etapas anteriores. Lembrando sempre de anotar para depois conferirem as combinações de letras das três etapas.
*O professor deverá ter anotado a sequência que utilizou em cada etapa, para que depois apresente aos alunos e confiram com os resultados obtidos por eles.
*Na etapa três, os alunos estarão de olhos vendados, por isso o professor deverá servir os chás, impedindo assim que incidentes ocorram. O chá pode estar em temperatura ambiente.
*As ervas sugeridas podem ser alteradas de acordo com a disponibilidade do local onde a atividade será realizada. O professor deve estar atento ao utilizar ervas que sejam conhecidas dos alunos. Faça uma pesquisa antes!
Atividade adaptada de: FARIA, R. L. et al. Aprendendo Botânica através dos cinco sentidos. In: Congresso Nacional de Botânica, 59., 2008. Disponível em: http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/erratas/Errata_Ensino_de_Botanica.pdf. Acesso em: 20/10/2010.
*Na etapa três, os alunos estarão de olhos vendados, por isso o professor deverá servir os chás, impedindo assim que incidentes ocorram. O chá pode estar em temperatura ambiente.
*As ervas sugeridas podem ser alteradas de acordo com a disponibilidade do local onde a atividade será realizada. O professor deve estar atento ao utilizar ervas que sejam conhecidas dos alunos. Faça uma pesquisa antes!
Atividade adaptada de: FARIA, R. L. et al. Aprendendo Botânica através dos cinco sentidos. In: Congresso Nacional de Botânica, 59., 2008. Disponível em: http://www.cb.ufrn.br/atlasvirtual/erratas/Errata_Ensino_de_Botanica.pdf. Acesso em: 20/10/2010.
Esta atividade foi extraída da aula O Reino Plantae: Características e Classificação, do professor Sandro Prado Santos - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.