Desvendando a Diversidade dos Seres Vivos e os Segredos dos Nomes Científicos
O professor deverá discutir com os alunos sobre a diversidade de seres vivos que existem, pedindo que citem os nomes que conhecem ou já ouviram falar. Em seguida, o professor poderá explicar sobre a importância do nome científico dos seres vivos, citando alguns exemplos e demonstrando as regras que devem ser seguidas para a escrita.
Ao término da explicação o professor poderá propor um jogo de erro e acerto. Como irá funcionar? O professor poderá preparar placas com nomes científicos, durante a escrita deverá colocar alguns erros como: iniciar os dois nomes com letra minúscula, esquecer de sublinhar ou colocar em itálico. Há uma série de erros que podem ser cometidos!
O professor inicia a atividade mostrando as placas, uma a uma, com os nomes científicos. A medida em que o professor mostra a placa, os alunos terão que apontar se está certo ou errado a forma de escrever. Se a escrita estiver errada, os alunos terão que fazer a correção. Não esqueça de indicar abaixo do nome científico o nome popular, assim os alunos já começarão a associar. A intenção desse jogo não é gerar competição entre os alunos, mas despertá-los para identificar os erros existentes nos nomes científicos. No final dessa atividade os alunos terão interagido durante o apontamento dos erros e das correções dos nomes científicos apresentados pelo professor.
*Professor quer saber mais sobre os nomes científicos? Acesse: http://dicasdeciencias.com/2009/09/29/qual-e-a-importancia-de-se-usar-o-nome-cientifico/
Ao término da explicação o professor poderá propor um jogo de erro e acerto. Como irá funcionar? O professor poderá preparar placas com nomes científicos, durante a escrita deverá colocar alguns erros como: iniciar os dois nomes com letra minúscula, esquecer de sublinhar ou colocar em itálico. Há uma série de erros que podem ser cometidos!
O professor inicia a atividade mostrando as placas, uma a uma, com os nomes científicos. A medida em que o professor mostra a placa, os alunos terão que apontar se está certo ou errado a forma de escrever. Se a escrita estiver errada, os alunos terão que fazer a correção. Não esqueça de indicar abaixo do nome científico o nome popular, assim os alunos já começarão a associar. A intenção desse jogo não é gerar competição entre os alunos, mas despertá-los para identificar os erros existentes nos nomes científicos. No final dessa atividade os alunos terão interagido durante o apontamento dos erros e das correções dos nomes científicos apresentados pelo professor.
*Professor quer saber mais sobre os nomes científicos? Acesse: http://dicasdeciencias.com/2009/09/29/qual-e-a-importancia-de-se-usar-o-nome-cientifico/
Esta atividade foi extraída da aula A Classificação e Diversidade dos Seres Vivos, do professor Sandro Prado Santos - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.