Utilizando Palavras Cruzadas no Ensino da Tabela Periódica
Professor(a), as palavras cruzadas podem fazer parte de uma estratégia eficiente para despertar o interesse dos alunos para o assunto "tabela periódica". A motivação para terminar a palavra cruzada catalisa a interação do aluno com os termos e conceitos relacionados ao conteúdo, o que faz, por consequência, o aluno aprender brincando, sem perceber que está estudando ao resolver tal desafio. Nesta aula será proposta uma atividade com uma palavra cruzada sobre tabela periódica.
Associada à tarefa de preencher a palavra cruzada, faça o seguinte:
- projete, com o auxílio do data show, a grade de palavra cruzada, Versão online . Caso a escola não tenha data show, faça a impressão da grade, Versão pdf.
- organize os alunos em grupos de três integrantes, sendo que o critério de escolha deve atentar para que não só alunos 'bons' e só 'alunos com dificuldade' fiquem juntos - procure mesclar.
- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta etc.), o que pode ser adaptado de jogos disponíveis.
- faça cartões de papel, cada um com uma frase, como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o próximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos" etc. Estas cartas serão utilizadas durante a atividade. Para ter este material utilizável por mais tempo, é possível fazer os cartões com papel cartolina e depois plastificá-los.
- providencie um despertador ou cronômetro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pré-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta pode também ser utilizado.
Muitas das tarefas acima indicadas para organização da atividade podem ser delegadas aos alunos, principalmente na parte dos cartões de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participação dos alunos, escreva no quadro as principais ideias para os cartões e solicite aos alunos que escolham as 20 melhores.
Permita que os alunos tenham acesso à tabela periódica para consultar na hora que estiverem respondendo às perguntas.
Definidas estas condições, inicie a atividade. O trio com maior pontuação pode ser premiado com um prêmio, ou então com o ganho de nota na próxima avaliação formal. O importante é que os alunos participem. Para motivar, organize uma espécie de gincana da química, como se fosse um Show do Milhão da Química.
Você professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas etc. É possível, na versão on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposição de resposta está correta ou não. É possível também, dependendo do número de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre elas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma. Por fim, é possível fazer os alunos criarem suas próprias palavras cruzadas, conforme é sugerido e detalhado na seção "Avaliação" desta aula.
Associada à tarefa de preencher a palavra cruzada, faça o seguinte:
- projete, com o auxílio do data show, a grade de palavra cruzada, Versão online . Caso a escola não tenha data show, faça a impressão da grade, Versão pdf.
- organize os alunos em grupos de três integrantes, sendo que o critério de escolha deve atentar para que não só alunos 'bons' e só 'alunos com dificuldade' fiquem juntos - procure mesclar.
- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta etc.), o que pode ser adaptado de jogos disponíveis.
- faça cartões de papel, cada um com uma frase, como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o próximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos" etc. Estas cartas serão utilizadas durante a atividade. Para ter este material utilizável por mais tempo, é possível fazer os cartões com papel cartolina e depois plastificá-los.
- providencie um despertador ou cronômetro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pré-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta pode também ser utilizado.
Muitas das tarefas acima indicadas para organização da atividade podem ser delegadas aos alunos, principalmente na parte dos cartões de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participação dos alunos, escreva no quadro as principais ideias para os cartões e solicite aos alunos que escolham as 20 melhores.
Permita que os alunos tenham acesso à tabela periódica para consultar na hora que estiverem respondendo às perguntas.
Definidas estas condições, inicie a atividade. O trio com maior pontuação pode ser premiado com um prêmio, ou então com o ganho de nota na próxima avaliação formal. O importante é que os alunos participem. Para motivar, organize uma espécie de gincana da química, como se fosse um Show do Milhão da Química.
Você professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas etc. É possível, na versão on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposição de resposta está correta ou não. É possível também, dependendo do número de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre elas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma. Por fim, é possível fazer os alunos criarem suas próprias palavras cruzadas, conforme é sugerido e detalhado na seção "Avaliação" desta aula.
Esta atividade foi extraída da aula Utilizando Palavras Cruzadas no Ensino da Tabela Periódica, do professor Emiliano Chemello - São Paulo/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.