Campanha Publicitária - Dengue
Uma campanha publicitária é uma boa maneira de mostrar o que os alunos aprenderam sobre o tema e divulgar este conhecimento para toda a comunidade. O professor deve estipular que os alunos se reúnam em equipes de até 5 integrantes, e distribuirá a cada equipe um dos subtemas a seguir (lembrando que são sugestões, o professor pode colocar outros subtemas relativos à dengue):
- Enchentes – Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
- Aquecimento global - Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
- Mudanças climáticas - Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
- Produção de lixo - Estes acontecimentos aumentam os casos de dengue? Por que? Como prevenir?
- A dengue na região Norte do Brasil - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
- A dengue na região Nordeste do Brasil - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
- A dengue na região Sul do Brasil - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
- A dengue na região Sudeste do Brasil - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
- A dengue na região Centro-Oeste do Brasil - Quais os números comparativamente entre 2011, 2010 e 2009? Que fatores influenciam estes dados? Há campanhas regionais para o combate da dengue? Quais? O que fazer para diminuir os casos de dengue nesta região?
A primeira parte é responder as questões do subtema e pensar em mídias existentes na internet (nos sítios já visitados) que suportem a argumentação da equipe. A segunda é pensar em uma apresentação estilo seminário, mas com o uso de mídias on-line, como o Prezi.com, disponível em: http://prezi.com/ (Acesso em: 02/05/2011).
O seminário é uma estratégia metodológica em que um pequeno grupo apresenta a uma plateia (no caso o grande grupo de alunos da classe) o assunto estabelecido que foi pesquisado.
A apresentação é geralmente oral, com suportes que a enriquecem e a ilustram melhor. Por exemplo, o uso de cartazes junto com a apresentação oral, ou projeções midiáticas (trechos de vídeos, áudios, imagens etc.). Nas apresentações das campanhas, os alunos podem usar do seminário para apresentar para toda classe sua pesquisa e produção. O professor deve estabelecer um tempo limite, por exemplo, 7 minutos para cada equipe se apresentar. Pode também estipular que depois da apresentação a plateia poderá fazer perguntas e contribuições, em um tempo máximo de 3 minutos.
Os alunos poderão usar de vários suportes para enriquecer suas apresentações (cartazes como já citados ou apresentações com o uso de mídias e computadores). O recurso Prezi, disponível on-line é uma ferramenta interessante, que possibilita uma apresentação mais dinâmica, por ter partes com movimentos e zoom de aproximação.
Esta atividade foi extraída da aula Aquecimento global? Enchentes? Lixo e dengue? O que elas tem a ver uma com a outra?, da professora Andrea da Silva Castagini - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.