Pesquisando as Diferenças - Teorias Evolução
Conteúdo: Teorias evolutivas
Nessa atividade da aula cabe ao/a professor/a entregar o texto para os/as alunos/as e solicitar, em um primeiro momento, que façam uma leitura silenciosa. Caso o/a professor/a não tenha recursos para impressão, cabe a ele/a preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os/as alunos/as façam a leitura. O/a professor/a pode ainda apresentar o texto aos/as alunos/as por meio de um data show.
Texto: Teorias da Evolução
Texto: Teorias da Evolução
Finalizada a leitura, cada aluno/a deverá responder individualmente em seu caderno as perguntas do questionário.
Questionário
1. Qual a ideia central da teoria de Lamarck?
2. Explique a teoria da Seleção Natural.
3. Qual a diferença existente entre as teorias da Abiogênese e da Biogênese?
4. Como ocorre o processo de adaptação?
5. Qual foi a primeira evidência da evolução?
A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo possa ser consolidado.
Questionário
1. Qual a ideia central da teoria de Lamarck?
2. Explique a teoria da Seleção Natural.
3. Qual a diferença existente entre as teorias da Abiogênese e da Biogênese?
4. Como ocorre o processo de adaptação?
5. Qual foi a primeira evidência da evolução?
A seguir, os/as alunos/as deverão socializar oralmente as respostas para que o conteúdo possa ser consolidado.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento/a a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Esta atividade foi extraída da aula Evolução: descobrindo porque as cobras rastejam, da professora Delma Faria Shimamoto - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.