Energias Alternativas - diferentes visões
Conteúdo: Fontes de energia.O objetivo da atividade é que os alunos vivenciem diferentes papéis e que no processo de pesquisa irá direcionar seu posicionamento. A diversidade de papéis trará para o contexto da sala de aula um debate sob diferentes pontos de vista, dessa forma o aluno pode construir conhecimento sobre o tema ampliando seus horizontes. Cada carta deve conter uma das propostas de papéis/personagens, no qual em trios os alunos deverão preparar sua apresentação baseado no ponto de vista proposto. Para embasar suas opiniões, o aluno deverá utilizar a web para pesquisa.
2. empresário que lucra muito com a...
3. representante do Governo Brasileiro e deve apresentar as vantagens e desvantagens da energia térmica;
4. membro do Greenpeace e está preocupado com as consequências do uso da energia hídrica - apresente seus pontos de vista quanto a estas questões, enfocando a questão do Brasil nesse aspecto.
5. pesquisador e deve apresentar um mapa e estatísticas dos países que utilizam a energia nuclear, enfocando as vantagens e desvantagens da energia nuclear;
6. geólogo e deve apresentar a energia geotérmica;
7. representante de um Governo estrangeiro e vem ao Brasil para apresentar as vantagens e desvantagens da energia eólica;
8. jornalista e irá visitar o prédio na Cidade Universitária da USP, São Paulo, que utiliza Energia fotovoltaica, e fazer uma reportagem sobre este tipo de energia;
Parte 1 - Explique o gráfico abaixo utilizando os conteúdos apresentados por seus colegas.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php
Faça um cronograma das apresentações entre os alunos e a cada apresentação faça um quadro resumo com as principais contribuições dos trios sobre o assunto. Se necessário, traga textos complementares para a sala de aula. As apresentações poderão ser publicadas posteriormente no Slideshare. Um site colaborativo de apresentações.
Recursos Complementares: