Disciplina - Ciências

Astronomia - Planeta Anão

Um planeta anão é muito semelhante a um planeta (porém menor), dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteroides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.
Atualmente, conhecem-se cinco planetas anões no sistema solar:
  • Plutão, Éris e Ceres (os primeiros a ser classificados como tal).
  • Makemake (formalmente designado em Julho de 2008, pela União Astronômica Internacional).
  • Haumea (confirmado como planeta anão a partir de 18 de Setembro de 2008).

Plutão

Até 2006, Plutão, formalmente designado 134340 Plutão, foi considerado um planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta recente de vários corpos de tamanho semelhante e, em alguns casos, maiores, no Cinturão de Kuiper, fez com que a União Astronômica Internacional (U.A.I.) decidisse, em 24 de Agosto de 2006, considerá-lo um planeta anão, juntamente com Éris e Ceres, o maior dos asteroides. Plutão é atualmente o maior membro do cinturão de Kuipe.
A descoberta do seu satélite Caronte, em 1978, permitiu a determinação da massa do sistema Plutão-Caronte, por meio da simples aplicação da fórmula newtoniana da 3.ª lei de Kepler. O diâmetro de Plutão foi finalmente calculado, sendo equivalente a menos de 0,2 do da Lua. As características físicas de Plutão são, em grande parte, desconhecidas, porque ainda não recebeu a visita de uma nave espacial e a distância a que se encontra da Terra dificulta investigações mais detalhadas. Atualmente, a sonda da NASA "New Horizons" (a mais veloz até hoje construída pelo homem) dirige-se para Plutão, cuja atmosfera vai investigar em 2015.

Saiba mais: Os Planetas Anões do Sistema Solar
Recomendar esta página via e-mail: