Astronomia no Ensino de Ciências
A Astronomia é a mais antiga das ciências e tem como objeto de estudo os corpos celestes. Desde a antiguidade, o céu vem sendo observado e decifrado, e as informações coletadas, usadas na confecção de mapas, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de, aproximadamente, 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios.
A exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o Universo, como também não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas. Em consequência do desenvolvimento tecnológico, a astronomia deixa de ser apenas uma ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências.
Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do estado do Paraná (DCE), a disciplina de Ciências tem como objeto de estudo o conhecimento científico que resulta da investigação da Natureza (PARANÁ, 2008). Neste documento, Astronomia é proposta como um dos conteúdos estruturantes para a disciplina de Ciências. Ensinar Astronomia não é uma tarefa fácil, pois apresenta uma abrangência multidisciplinar de conhecimentos aliada à falta de formação acadêmica dos docentes com relação à temática.
Isto posto, destaca-se a importância de promover a troca de experiências entre os professores da rede estadual de ensino no que diz respeito aos métodos e metodologias adotados em sala de aula, com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, buscando alternativas para tornar os conteúdos de Astronomia significativos para os alunos.
Considera-se, então, que o tema Astronomia no ensino de Ciências seja de relevância para ser proposto e trabalhado na Hora Atividade Interativa pela Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Ditec/Seed-PR), através da equipe técnica da Educação Básica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica.
OBJETIVOS
A exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o Universo, como também não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas. Em consequência do desenvolvimento tecnológico, a astronomia deixa de ser apenas uma ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências.
Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do estado do Paraná (DCE), a disciplina de Ciências tem como objeto de estudo o conhecimento científico que resulta da investigação da Natureza (PARANÁ, 2008). Neste documento, Astronomia é proposta como um dos conteúdos estruturantes para a disciplina de Ciências. Ensinar Astronomia não é uma tarefa fácil, pois apresenta uma abrangência multidisciplinar de conhecimentos aliada à falta de formação acadêmica dos docentes com relação à temática.
Isto posto, destaca-se a importância de promover a troca de experiências entre os professores da rede estadual de ensino no que diz respeito aos métodos e metodologias adotados em sala de aula, com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, buscando alternativas para tornar os conteúdos de Astronomia significativos para os alunos.
Considera-se, então, que o tema Astronomia no ensino de Ciências seja de relevância para ser proposto e trabalhado na Hora Atividade Interativa pela Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Ditec/Seed-PR), através da equipe técnica da Educação Básica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica.
OBJETIVOS
- Fomentar o debate sobre o ensino da Astronomia na Educação Básica no Paraná.
- Possibilitar aos professores de Ciências da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de informação, reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.
- Diagnosticar os recursos e métodos utilizados pelos professores de Ciências no ensino da Astronomia.