Sugestão de leitura
A Botânica no cotidianoSANTOS, Déborah Yara A. C. dos; CHOW, Fungyi; FURLAN, Cláudia Maria.
Livro voltado, primariamente, a professores da educação básica, com protocolos de aulas práticas alternativas, de baixo custo, lúdicas e contextualizadas em diversos temas dentro da Botânica. Fotossíntese, polinização e sistemática filogenética são exemplos de temas que compõem os 19 capítulos que formam o livro.
A Ciência no cotidiano: como aproveitar a ciência nas atividades do dia a dia
FISHER, Len
A ciência no cotidiano mostra como um cientista encara as atividades de um dia comum – do café da manhã à cerveja com os amigos, assim como nos esportes, nas compras do supermercado etc. Em meio a casos engraçados e explicações precisas, o autor nos propõe uma forma divertida e acessível de saber como as leis da ciência tornam possíveis pequenos atos do nosso dia-a-dia.
A ciência por dentro
MAIA, Newton Freire
Este livro versa sobre a filosofia da ciência de uma forma acessível, sem abuso de termos técnicos. Apresenta o mundo da ciência como acontece no dia-a-dia do cientista: pesquisa, divulgação, fatos, teorias, verificação, mudanças de paradigma. Apresenta também o aspecto social da ciência: a verdade científica, as teorias que se propagam, os fatos que conduzem ao acontecimento da ciência, os poderes e financiadores.
A História Geológica da Vida - animais e plantas fósseis
MINERAIS DO PARANÁ S/A – MINEROPAR
Para compreender o mundo em que vivemos, devemos estudar a história da Terra. Quando falamos sobre história, o tempo é medido em anos e séculos. Quando nós falamos em história da Terra, o tempo é medido em milhões e bilhões de anos. O tempo faz parte diariamente de nossas vidas. Nós acompanhamos o tempo com o calendário, que é baseado nos movimentos da Terra no espaço.
acesse o arquivo em PDF
A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana Maria
O livro se refere à pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil, com ênfase nas metodologias de pesquisa empregadas por diferentes grupos de todo o país. A concepção desse projeto surgiu a partir da reflexão generalizada na área sobre as dificuldades de encontrar material bibliográfico especificamente direcionado aos aspectos metodológicos da pesquisa em Ensino de Ciências para a formação de mestres e doutores.
A Química do Amor
EAL, Ivana Correa Ramos; BARROS, José Celestino; MIRANDA, Leandro Soter de Mariz. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química. O texto dividido em três tópicos: os hormônios como moléculas endógenas (produzidas pelo organismo) responsáveis por comportamentos do indivíduo, os feromônios responsáveis pela comunicação química entre indivíduos e os perfumes, considerados ferramentas fundamentais para a arte da conquista e sedução, deixando o seu “cheiro de amor no ar”.
acesse o arquivo PDF
A química dos alimentos: produtos fermentados e corantes
BARROS, Augusto Aragão de; BARROS, Elisabete Barbosa de Paula. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). Aborda desde a produção de alimentos fermentados (pão, iogurte, pizza, queijo, etc.), denotando a ação de enzimas e microrganismos. Trata também sobre o uso de corantes nos alimentos.
acesse o arquivo PDF
A química no cuidado da pele
SARTORI, Lucas Rossi; LOPES, Norberto Peporine; GUARATINI, Thais. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). O livro apresenta o passado, o presente e o que podemos esperar para o futuro com a inserção da Química nos mecanismos de agressão e proteção da pele. Palavras-chave: Química Orgânica, cosméticos, funções químicas.
acesse o arquivo PDF
A sua Casa vem da Mineração - Os minerais e você
MINERAIS DO PARANÁ S/A – MINEROPAR
Você acorda de manhã e acende a luz, lava seu rosto, escova seus dentes, e se veste. Liga o rádio e faz um lanche uma tigela de cereais, um copo de suco, uma xícara de café. Quase tudo que você fez e tudo que você fará seria impossível sem os minerais.Os minerais participam das nossas vidas de diversas maneiras todo dia. Esses minerais incluem aqueles essenciais que necessitamos para viver e aqueles que fazem a nossa vida mais confortável.
Você acorda de manhã e acende a luz, lava seu rosto, escova seus dentes, e se veste. Liga o rádio e faz um lanche uma tigela de cereais, um copo de suco, uma xícara de café. Quase tudo que você fez e tudo que você fará seria impossível sem os minerais.Os minerais participam das nossas vidas de diversas maneiras todo dia. Esses minerais incluem aqueles essenciais que necessitamos para viver e aqueles que fazem a nossa vida mais confortável.
acesse o arquivo PDF
A tribuna da ciência: as Conferências Populares da Glória e as discussões do darwinismo na imprensa 2009
CARULA, karoline.
Esta pesquisa começa em 1873, no Rio de Janeiro, quando o conselheiro Manoel Francisco Corrêa criou as Conferência Populares da Glória objetivando publicizar as artes, a ciência e a literatura. Assistiam as conferências a camada letrada da sociedade carioca, que acolheu de forma positiva o evento, transformando o local em mais um espaço de sociabilidade. Dentre as ideias lá apresentadas, o darwinismo se destacou, pois foi o tema que gerou maior repercussão e polêmica.
Astronáutica 2009
NOGUEIRA, Salvador.
O primeiro capítulo aborda a corrida pela supremacia mundial, robôs no espaço, exploração de Marte, Vênus, Mercúrio e do sistema solar, entre outros temas. O segundo, abrange aspectos como cinturões de radiação, atmosfera terrestre, problemas e desafios do lixo espacial. O último capítulo descreve temas como a exploração de mundos distantes, volta à Lua e comunicação de Marte.
acesse o arquivo PDF
Astronomia 2009
NOGUEIRA, Salvador.
O livro aborda de maneira simples e didática, mas sem concessões quanto ao rigor matemático e científico, o Sistema Solar, seus planetas e as estrelas, apresentando uma imensa riqueza de ilustrações e informações detalhadas, exercícios e introdução a cálculos astronômicos que se valem dos conhecimentos de matemática, física e geometria geralmente incluídos nos currículos escolares. Ao fim de cada capítulo, são indicadas leituras complementares e atividades.
acesse o arquivo PDF
Atividades interdisciplinares de educação ambiental
DIAS, Genebraldo Freire
A obra coloca em pauta 50 práticas inovadoras de Educação Ambiental sobre temas atuais, contextualizados com procedimentos e discussões. O processo da educação ambiental requer práticas inovadoras, capazes de ampliar a percepção, promover o senso crítico e autocrítico, resgatar valores e produzir mudanças.
Atlas geológico do Paraná
MINERAIS DO PARANÁ S/A – MINEROPAR
O objetivo do Atlas é fornecer informações básicas sobre a geologia e os recursos minerais do Estado do Paraná. O conteúdo foi organizado em seções temáticas, com diferentes graus de detalhe. O Atlas inicia com uma visão geral da Terra, sua estrutura interna, a formação da crosta, os grandes ambientes geológicos e os principais tipos de rochas.
O objetivo do Atlas é fornecer informações básicas sobre a geologia e os recursos minerais do Estado do Paraná. O conteúdo foi organizado em seções temáticas, com diferentes graus de detalhe. O Atlas inicia com uma visão geral da Terra, sua estrutura interna, a formação da crosta, os grandes ambientes geológicos e os principais tipos de rochas.
acesse o arquivo PDF
Carlos Chagas, A ciência para combater doenças tropicais
KROPF, Simone Petraglia; MASSARANI, Luisa.
A publicação, em linguagem acessível ao grande público, aborda as características da doença de Chagas, seu impacto social, o processo científico que levou à sua descrição e perspectivas futuras sobre seu combate, além do trabalho e da vida de Chagas.
acesse o arquivo PDF
Cartilha sobre nanotecnologia
ABDI e Funcamp
A Cartilha introduz a nanotecnologia falando das escalas de tamanho, da nanotecnologia na natureza, de como se faz nanotecnologia. O texto avança para as aplicações da nanotecnologia, procurando mostrar sua cadeia de valor e as aplicações que geraram produtos, tanto no mercado internacional quanto os produtos brasileiros.
acesse o arquivo PDF
Centros e museus de ciência do Brasil 2009
BRITO, Fatima; FERREIRA,José Ribamar; MASSARANI, Luisa (Coord.).
O Centros e Museus de Ciência do Brasil 2009, é um guia que oferece informações sobre 190 instituições. A publicação traz breves dados históricos, acompanhados de informações sobre visitação, acervo e endereços. O guia – cuja primeira versão foi lançada em 2005 – é editado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), pela Casa da Ciência (UFRJ) e pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
acesse o arquivo PDF
Ciclo de vida de embalagens para bebida no Brasil 2007
VALT, Renata B. G.
Este livro apresenta a análise do ciclo de vida de três embalagens para bebidas no Brasil, alumínio, PET e vidro, considerando as taxas atuais de reciclagem dos materiais e a influência da variação destas taxas. Com os dados coletados determinou-se, qualitativamente e quantitativamente, os impactos ambientais associados aos processos produtivos de cada embalagem estudada.
Este livro apresenta a análise do ciclo de vida de três embalagens para bebidas no Brasil, alumínio, PET e vidro, considerando as taxas atuais de reciclagem dos materiais e a influência da variação destas taxas. Com os dados coletados determinou-se, qualitativamente e quantitativamente, os impactos ambientais associados aos processos produtivos de cada embalagem estudada.
Ciência & Criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil
Museu da Vida; Casa de Oswaldo Cruz; Fiocruz.
Esta publicação, resultante do evento homônimo realizado pelo Museu da Vida em 2007, aborda questões como a percepção da ciência pelas crianças, a experiência de museus com o público infantil e a utilização de vídeos e jogos para abordar temas científicos. Para isso, conta com a colaboração de diversos especialistas, nacionais e internacionais, que participaram do evento.
acesse o arquivo PDF
Ciência em Sintonia – Guia para montar um programa de rádio sobre ciências
CHAGAS, Catarina; FIGUEIRA, Ana Cristina; MAZZONETTO, Marzia.
Além de dez lições simples sobre como fazer um programa de rádio, o leitor encontra dicas de como usá-lo em salas de aula e centros comunitários para levar temas de ciência ao público. A cartilha relata, também, a experiência do Ciência Franca, programa de rádio sobre ciência desenvolvido na Escola Municipal Padre Leonel Franca, em Niterói, Rio de Janeiro.
acesse o arquivo PDF
Ciência Lúdica: Brincando e Aprendendo com Jogos sobre Ciências 2008
SILVA, Rejâne Maria Lira da.
O Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica, CIÊNCIA, ARTE & MAGIA do Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, coloca à disposição da sociedade a experiência descrita neste livro, o qual vem preencher uma lacuna no ensino das ciências de maneira lúdica, divertida e apaixonante. Todos os jogos trazem assuntos para a nossa reflexão quanto à importância da ciência e da ludicidade.
O Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica, CIÊNCIA, ARTE & MAGIA do Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, coloca à disposição da sociedade a experiência descrita neste livro, o qual vem preencher uma lacuna no ensino das ciências de maneira lúdica, divertida e apaixonante. Todos os jogos trazem assuntos para a nossa reflexão quanto à importância da ciência e da ludicidade.
acesse o arquivo PDF
Ciências físicas nos ensinos fundamental e médio
LAHERA, Jesus; FORTALEZA, Ana.
Neste livro, os autores abordam as bases científicas das ciências físicas nos ensinos fundamental e médio e apresentam modelos de aprendizagem apropriados para esses níveis de ensino. Além da fundamentação teórica, o livro apresenta exercícios práticos para serem utilizados em sala de aula.
Conhecendo os principais solos do Litoral do Paraná: abordagem para os professores do Ensino Fundamental e Médio
SILVA, Valentim da; FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória; LIMA, Marcelo Ricardo de; LIMA, Valmiqui Costa; TAVARES, Andressa Kerecz.
A cartilha traz informações sobre os diferentes tipos de solos existentes na região litorânea do Estado do Paraná, objetivando auxiliar o professor em seu trabalho com os educandos ao tratar do assunto.
A cartilha traz informações sobre os diferentes tipos de solos existentes na região litorânea do Estado do Paraná, objetivando auxiliar o professor em seu trabalho com os educandos ao tratar do assunto.
Acesse a Cartilha
Conhecendo os principais solos do Paraná: abordagem para os professores do Ensino Fundamental e Médio
LIMA, Valmiqui Costa; LIMA, Marcelo Ricardo de; MELO, Vander de Freitas.
A cartilha traz informações sobre os diferentes tipos de solos existentes no Estado do Paraná, objetivando auxiliar o professor em seu trabalho com os educandos ao tratar do assunto.
A cartilha traz informações sobre os diferentes tipos de solos existentes no Estado do Paraná, objetivando auxiliar o professor em seu trabalho com os educandos ao tratar do assunto.
Acesse a Cartilha
Conservação da Natureza - E Eu Com Isso?
PALAZZO, José Truda Jr.; CARBOGIM João Bosco Priamo.
O livro critica fortemente a gestão ambiental do país. Na obra, apoiada pela Fundação Avina, contém treze artigos que variam desde o questionamento da eficiência da gestão das Unidades de Conservação brasileiras a até mesmo a transposição do Rio São Francisco, anunciada como uma "perpetuação da indústria da seca na região".
O livro critica fortemente a gestão ambiental do país. Na obra, apoiada pela Fundação Avina, contém treze artigos que variam desde o questionamento da eficiência da gestão das Unidades de Conservação brasileiras a até mesmo a transposição do Rio São Francisco, anunciada como uma "perpetuação da indústria da seca na região".
Acesse o PDF
Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas
MORAES, Roque.
Este livro reúne um conjunto de textos de diferentes autores que se propunham a aprofundar leituras e discussões que objetivam a construção e a explicitação de pressupostos teóricos e epistemológicos, focalizando temas relacionados à educação em ciências.
Diálogos & Ciência: Mediação em museus e centros de ciência
MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo: RODAR, Paola.
Produzida pelo Museu da Vida em parceria com a organização européia Dotik (Treinamento Europeu para Jovens Cientistas e Monitores de Museus) e com a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, esta publicação reúne 11 artigos – escritos por profissionais brasileiros e de países como Portugal, México, Itália, França e Reino Unido – sobre estratégias de mediação adotadas por diferentes museus e centros de ciência.
Produzida pelo Museu da Vida em parceria com a organização européia Dotik (Treinamento Europeu para Jovens Cientistas e Monitores de Museus) e com a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, esta publicação reúne 11 artigos – escritos por profissionais brasileiros e de países como Portugal, México, Itália, França e Reino Unido – sobre estratégias de mediação adotadas por diferentes museus e centros de ciência.
acesse o arquivo PDF
Descobrindo a Ciência pela Arte: propostas de experiências
KOHL, Maryann F. & POTTER, Jean.
Descobrindo a ciência pela arte é uma maneira divertida de as crianças aprenderem conceitos científicos básicos por meio de atividades artísticas fáceis.
Educação Ambiental como Educação Científica
BELLINI, Luzia Marta & MEDEIROS, Mara Glacenir Lemes de.
O livro procura aliar-se à educação para a ciência, apresentando questões ambientais aos jovens e ao público não pertencente à comunidade científica, de uma maneira que as noções científicas da área ecológica que não sejam diluídas em chavões recorrentes na mídia acerca da Educação Ambiental. Apresenta também conhecimentos biológicos e culturais da vida que pulsa na planície de inundação do alto do rio Paraná, bem como levanta discussões sobre os desafios para compreender ambientes sob impactos.
O livro procura aliar-se à educação para a ciência, apresentando questões ambientais aos jovens e ao público não pertencente à comunidade científica, de uma maneira que as noções científicas da área ecológica que não sejam diluídas em chavões recorrentes na mídia acerca da Educação Ambiental. Apresenta também conhecimentos biológicos e culturais da vida que pulsa na planície de inundação do alto do rio Paraná, bem como levanta discussões sobre os desafios para compreender ambientes sob impactos.
acesse o arquivo PDF
Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania
LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de.
A cidadania está amplamente relacionada ao fazer Educação Ambiental. O reconhecimento de que a crise ambiental contemporânea, mais do que uma questão ética, é uma questão política; mais do que uma questão individual e privada, é uma questão coletiva e pública.
Educação Científica - controvérsias construtivistas e pluralismo metodológico
LABURU, Carlos Eduardo & CARVALHO, Marcelo de.
Esta publicação procura resgatar e colaborar com uma coletânea de análises divergentes que abordam os fundamentos epistemológicos e ontológicos construtivistas, quando estes se voltam à educação científica. Completando essas análises, busca-se contribuir com as críticas que vêm sendo feitas às orientações instrucionais fundamentadas num disseminado pensamento pedagógico construtivista, que muito influencia a prática de ensino atual. Pelo interesse do tema desenvolvido, o livro pode ser aproveitado como instrumento de aperfeiçoamento da prática ou de formação do conjunto de professores que se dedicam à educação científica nos diferentes níveis de ensino, extrapolando a limitada esfera dos pesquisadores.
Esta publicação procura resgatar e colaborar com uma coletânea de análises divergentes que abordam os fundamentos epistemológicos e ontológicos construtivistas, quando estes se voltam à educação científica. Completando essas análises, busca-se contribuir com as críticas que vêm sendo feitas às orientações instrucionais fundamentadas num disseminado pensamento pedagógico construtivista, que muito influencia a prática de ensino atual. Pelo interesse do tema desenvolvido, o livro pode ser aproveitado como instrumento de aperfeiçoamento da prática ou de formação do conjunto de professores que se dedicam à educação científica nos diferentes níveis de ensino, extrapolando a limitada esfera dos pesquisadores.
acesse o arquivo PDF
Educomunicação
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e Universidade Federal do Paraná.
A cartilha “Educomunicação” se propõe a responder “o que é a Educomunicação e como podemos aplicá-la nas salas de aula, produzindo mais participação, conhecimento e cidadania”. É um material que oferece apoio aos educomunicadores tendo por base os trabalhos do Projeto Nossa Mídia em escolas do ensino Fundamental e Médio de Curitiba e do litoral do Paraná.
A cartilha “Educomunicação” se propõe a responder “o que é a Educomunicação e como podemos aplicá-la nas salas de aula, produzindo mais participação, conhecimento e cidadania”. É um material que oferece apoio aos educomunicadores tendo por base os trabalhos do Projeto Nossa Mídia em escolas do ensino Fundamental e Médio de Curitiba e do litoral do Paraná.
Acesse a Cartilha
Ensino de ciências: abordagens histórico-crítica
SANTOS, Cesar Satiro dos.
Como professores em ação, perguntamo-nos: Quem somos? O que fazemos? Qual a importância do nosso trabalho e como realizá-lo? Quais as razões e qual a estratégia de ação? São estas as questões que direcionaram este estudo e às quais o autor tenta responder neste trabalho, no qual defende a viabilidade estratégica da pedagogia histórico-crítica como um dos instrumentos para o ensino de ciências.
Ensino de Ciências: fundamentos e métodos 2002
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André & PERNAM
Este livro contempla aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um ensino de Ciências que contribua para a formação cultural dos estudantes, de tal modo que a estrutura do conhecimento científico – básico e aplicado – assim como seu potencial explicativo e transformador possam ser apropriados e compreendidos.
Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de
Cada um dos capítulos deste livro é fruto de pesquisas do LaPEF Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os autores resgatam parte de seus trabalhos de mestrado e doutorado, os quais foram testados nas escolas fundamental e média, sem se descuidarem de mostrar o referencial teórico em que se basearam.
Experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio
Sociedade Brasileira de Química.
O livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química. O livro traz experimentos de baixo custo, fácil operação , que podem ser realizados até mesmo na sala de aula. Através de um olhar mais aprofundado e conceitual, os experimentos são aplicáveis ao ensino médio. Numa observação generalizada e curiosa, podem ser inseridos no contexto do ensinamento inicial das ciências, sendo perfeitamente aplicável ao ensino fundamental.
acesse o arquivo PDF
Formação de professores de ciências: tendências e inovações
GIL-PEREZ, Daniel; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de.
As pesquisas em educação têm evidenciado o descompasso entre os ideais daqueles que planejam os currículos e a prática dos professores em sala de aula. Corre-se o risco de que as transformações associadas às orientações construtivistas sejam anuladas em sua aplicação concreta. Faz-se necessário uma revisão da formação dos professores, de forma a incorporar as aquisições da pesquisa sobre a aprendizagem das ciências.
Geologia no Laboratório - atividades práticas
MINERAIS DO PARANÁ S/A – MINEROPAR
Este caderno objetiva motivar os alunos para a Geologia através da realização de experimentos, aumentar as atividades práticas no ensino e a sua integração com os conhecimentos teóricos, desenvolver o gosto pela aprendizagem desta ciência e incentivar a pesquisa bibliográfica no complemento das informações.
acesse o arquivo PDF
Geologia, Mineração e o Estado do Paraná
MINERAIS DO PARANÁ S/A – MINEROPAR
Esta publicação mostra uma versão simplificada e de fácil entendimento das ciências da Terra, o processo de criação do nosso planeta, sua constituição, dinâmica interna e externa, bem como os diferentes tipos de rochas e minerais, até o aproveitamento desses recursos e suas aplicações industriais. As informações sobre a geologia do Estado do Paraná, suas potencialidades e produção mineral tiveram como fonte as diferentes publicações produzidas pela MINEROPAR
acesse o arquivo PDF
Genética na Escola
Vol VI – Nº 2 (2011) - Sociedade Brasileira de Genética
Revista semestral publicada pela Sociedade Brasileira de Genética que vem atendendo a comunidade de professores de Genética e Biologia Evolutiva nos ensinos básico e superior. Esta edição contempla os seguintes tópicos: Genética e Sociedade; Novidades para sala de aula; Ponto de vista; História da genética.
Genética na Escola
Vol VII – Nº 1 (2012) - Sociedade Brasileira de Genética
Revista semestral publicada pela Sociedade Brasileira de Genética que vem atendendo a comunidade de professores de Genética e Biologia Evolutiva nos ensinos básico e superior. Esta edição contempla os seguintes tópicos: Genética e Sociedade; Novidades para sala de aula; Ponto de vista; História da genética.
Genética na Escola
Vol VII – Nº 2 (2012) - Sociedade Brasileira de Genética
Revista semestral publicada pela Sociedade Brasileira de Genética que vem atendendo a comunidade de professores de Genética e Biologia Evolutiva nos ensinos básico e superior. Esta edição contempla os seguintes tópicos: Conceitos de Genética; Genética e Sociedade; Investigações em Ensino de Genética; Na sala de aula; Materiais Didáticos; Resenhas; Um gene.
Genética na Escola
Vol VIII – Nº 1 (2013) - Sociedade Brasileira de Genética
Revista semestral publicada pela Sociedade Brasileira de Genética que vem atendendo a comunidade de professores de Genética e Biologia Evolutiva nos ensinos básico e superior. Esta edição contempla os seguintes tópicos: na Sala de Aula; Materiais Didáticos; Investigações em Ensino de Genética; Conceitos de Genética; Genética e Sociedade; Resenhas; Um Gene.
Guia de Atividades Práticas sobre o Ambiente Marinho
SANTOS, Maria Inês Freitas dos; TESSLER, Moyses Gonsalez (Coord.).
Este material foi especialmente elaborado para assessorar os docentes do Ensino Fundamental e Médio no tratamento de questões relacionadas ao tema, através da proposição de atividades práticas em Oceanografia. O Guia encontra-se dividido em seções que, embora sigam uma seqüência didática, permitem o tratamento independente dos temas propostos, de acordo com o interesse e necessidade dos docentes.
acesse oarquivo PDF
História Ilustrada da Ciência: a Ciência nos séculos XIX e XX
RONAN, Colin A.
Um panorama geral do desenvolvimento da ciência e do pensamento científico em todo o mundo, desde a origem à Grécia até os dias atuais. Tratando de todas as ciências puras e das principais civilizações científicas, Colin Ronan demonstra claramente como a ciência está intrinsecamente ligada à sociedade de seu tempo.
História Ilustrada da Ciência: da Renascença à Revolução Científica
RONAN, Colin A.
Um panorama geral do desenvolvimento da ciência e do pensamento científico em todo o mundo, desde a origem à Grécia até os dias atuais. Tratando de todas as ciências puras e das principais civilizações científicas, Colin Ronan demonstra claramente como a ciência está intrinsecamente ligada à sociedade de seu tempo.
Horizon Magazine
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
A Horizon destina-se à promoção das ciências, com especial foco na Física e competências associadas, como Astronomia, Matemática, Química, Biofísica, Biologia, História da Ciência, Filosofia, Medicina e Engenharia. O conteúdo é diverso e pode ser interessante tanto para leigos quanto para especialistas.
A Horizon destina-se à promoção das ciências, com especial foco na Física e competências associadas, como Astronomia, Matemática, Química, Biofísica, Biologia, História da Ciência, Filosofia, Medicina e Engenharia. O conteúdo é diverso e pode ser interessante tanto para leigos quanto para especialistas.
Acesse o PDF
Insetos: uma aventura pela Biodiversidade
COSTA, Jane; ALMEIDA, Carlos Eduardo; FÉLIX, Márcio; FREIRE, Nicolau Maués Serra.
Livro virtual lançado em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade de autoria dos pesquisadores do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC. A diversidade e a beleza estética dos insetos são o foco principal desta obra, que foi elaborada para apresentar de forma simples, clara e objetiva o espetacular e curioso universo dos insetos.
acesse o link - http://www.ioc.fiocruz.br/livroinsetos/
Laboratório do Mundo - O Jovem e a Ciência 2007
SILVA, Rejâne Maria Lira da
A obra que tem por finalidade auxiliar os seres humanos acerca do elaborar, construir para executar aquilo que por necessidade ou desejo, seu sentimento então dita, no que diz respeito às Ciências e à formação de novos construtores ou cientistas com novos valores morais, éticos e estéticos.
acesse o arquivo
Linguagem e formação de conceitos no ensino das ciências
MORTIMER, Eduardo Fleury
A obra é sobre a evolução das concepções e o uso destas concepções na explicação dos estados físicos dos materiais. Baseando-se na análise de pré e pós-testes e em transcrições da gravação do processo de ensino desenvolvido dentro de uma perspectiva construtivista, este trabalho oferece um enfoque teórico alternativo à mudança conceitual, ao mesmo tempo que sugere formas de análise do processo de ensino em sala de aula.
Maluquinhos contra a Dengue 1
ZIRALDO
A revista é uma criação do cartunista Ziraldo, onde o travesso Menino Maluquinho agora é símbolo da conscientização do público infanto-juvenil no combate à dengue. Entre aventuras e brincadeiras, o garoto e sua turma vão convencer alunos, professores, pais e conhecidos de que combater a dengue é trabalho sério e dever de todo mundo, inclusive das crianças. No Maluquinhos contra a Dengue 1, o personagem Maluquinho e seus amigos aprendem sobre os males da dengue e as formas de prevenir-se dela.
acesse o arquivo PDF
Maluquinhos contra a Dengue 2
ZIRALDO
A revista é uma criação do cartunista Ziraldo, onde o travesso Menino Maluquinho agora é símbolo da conscientização do público infanto-juvenil no combate à dengue. Entre aventuras e brincadeiras, o garoto e sua turma vão convencer alunos, professores, pais e conhecidos de que combater a dengue é trabalho sério e dever de todo mundo, inclusive das crianças. No Maluquinhos contra a Dengue 2, mesmo durante as férias, o personagem Maluquinho convence sua turma a mobilizar a vizinhança e acabar de uma vez com o mosquito.
acesse o arquivo PDF
Manual de Ecoturismo de Base Comunitária: ferramentas para um planejamento responsável - Implantação e Manejo de Trilhas
ANDRADE, Waldir Joel de
Este capítulo apresenta subsídios para a capacitação em técnicas de levantamento, mapeamento, implantação e manutenção de trilhas, observando-se as peculiaridades do ecossistema e da cultura local.
Este capítulo apresenta subsídios para a capacitação em técnicas de levantamento, mapeamento, implantação e manutenção de trilhas, observando-se as peculiaridades do ecossistema e da cultura local.
Acesse PDF
Manual de Ecoturismo de Base Comunitária: ferramentas para um planejamento responsável - Implantação e Manejo de Trilhas
VASCONCELOS, Jane Maria de Oliveira.
Este capítulo tem o objetivo de orientar o desenvolvimento de programas educativos baseados na interpretação ambiental, conceito que estabelece critérios para uma ampla compreensão do ambiente natural. A partir desse conceito, busca a conciliação entre a satisfação do ecoturista e a conservação ambiental e cultural das áreas visitadas. Visa também promover mudanças positivas de comportamento dos turistas.br />
Este capítulo tem o objetivo de orientar o desenvolvimento de programas educativos baseados na interpretação ambiental, conceito que estabelece critérios para uma ampla compreensão do ambiente natural. A partir desse conceito, busca a conciliação entre a satisfação do ecoturista e a conservação ambiental e cultural das áreas visitadas. Visa também promover mudanças positivas de comportamento dos turistas.br />
Acesse PDF
Mudanças Climáticas
OLIVEIRA, Gilvan Sampaio de.
O livro traz uma ampla gama de conhecimentos científicos sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas e suas repercussões nas esferas social, ambiental e econômica. Os textos que compõem este volume permitem explorar conceitos que envolvem várias ciências: a Química, a Geologia, a Biologia, a Geografia, a História, a Física, a Sociologia, a Paleontologia, a Meteorologia, dentre outras, perpassando ainda os campos do direito, da ética e da política externa.
acesse o arquivo PDF
Nanotecnologia: o transporte para um novo universo
PINTO, Alexandre Custódio; VIEIRA, Antonio Gracias.
Esta publicação introduz conceitos da nanotecnologia e discute questões existentes sobre os possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. A história é ambientada em uma transportadora e traz três personagens que discutem o tema: a primeira delas é entusiasta das novas tecnologias, o segundo tem uma visão crítica e precavida e o terceiro apresenta dúvidas e tem idéias flexíveis, com postura de aprendizado.
acesse o arquivo PDF
Nanotecnologias: maravilhas e incertezas no universo da Química
JENSEN, Thomaz Ferreira.
Esta é a segunda história da série Nanotecnologia em Quadrinhos que discute os possíveis impactos destas novas tecnologias à saúde e ao meio ambiente. Neste número, os três funcionários da transportadora “Novo Universo”, após percorrerem vários estandes da feira “Nanomaravilhas”, vão a uma indústria química onde são discutidos aspectos da nanotecnologia no ramo químico.
acesse o arquivo PDF
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Redes Educativas - diálogos entre praticantes da Educação
Org. PEREIRA, Josias.
Este livro visa incentivar professores e pesquisadores a verem a produção midiática com outros olhos e apresenta sugestões de como fazer isto em sala de aula
Este livro visa incentivar professores e pesquisadores a verem a produção midiática com outros olhos e apresenta sugestões de como fazer isto em sala de aula
Acesse PDF
O saber fazer e seus muitos saberes: experimentos, experiências e experimentações
GOLDFARB, Ana Maria Alfonso; BELTRAN, Maria Helena Roxo.
Analisando saberes e reflexões, apenas insinuados e variáveis na maioria dos documentos, este livro propõe ao leitor alguns caminhos na abordagem das complexas relações e transformações entre o antigo experimento e a experimentação moderna. Publicação destinada a estudiosos, interessados em história da ciência e professores em geral.
O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental 2007
LIMA, Valmiqui Costa & MELO, Vander de Freitas
Este livro torna realidade um dos objetivos do Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Esta publicação procura preencher uma lacuna existente na formação de professores, procurando, através de linguagem acessível e diversas sugestões de atividades, ser um material básico de consulta aos docentes do ensino fundamental e médio.
O trabalho do Geólogo e a importância das Cartas Geológicas para o desenvolvimento
MINERAIS DO PARANÁ S/A – MINEROPAR
Este caderno descreve a profissão de geólogo, os trabalhos desenvolvidos em campo, no escritório e em laboratório, além dos equipamentos e instrumentos utilizados nas suas atividades. Um dos principais produtos do trabalho do geólogo é a carta geológica, importante para o desenvolvimento nas mais diversas áreas do conhecimento científico. Além de uma breve história da cartografia geológica do Paraná, aqui você terá a compreensão de como se faz a carta geológica, para que serve e como interpretá-la.
acesse o arquivo
Pesquisas no ensino de ciências: contribuições para a formação de professores
NARDI, Roberto; BASTOS, Fernando; DINIZ, Renato Eugênio da Silva
A pesquisa em educação em ciências existe há décadas, mas a transferência à sala de aula tem sido pequena. É nesse sentido que Pesquisas em ensino de Ciências contribui no auxílio e, até mesmo, na solução deste problema. Esta obra, apresenta trabalhos que percorrem temas atuais, clássicos e específicos, no que tange o universo da ciência e da educação.
Pioneiras da Ciência no Brasil
MELO, Hildete Pereira de; RODRIGUES, Ligia M.C.S.
Escrever a história das mulheres brasileiras cientistas é reconhecer que a participação feminina foi e é fundamental para o avanço do conhecimento. Estas pioneiras abriram as portas: do saber e do poder. Esta é uma proposta inicial de visibilizar a história das mulheres pesquisadoras.
Escrever a história das mulheres brasileiras cientistas é reconhecer que a participação feminina foi e é fundamental para o avanço do conhecimento. Estas pioneiras abriram as portas: do saber e do poder. Esta é uma proposta inicial de visibilizar a história das mulheres pesquisadoras.
Acesse o PDF
Rochas e Minerais - como iniciar uma coleção e as características usadas na identificação
MINERAIS DO PARANÁ S/A – MINEROPAR
Este caderno descreve os tipos de rochas, os ambientes em que se formaram e suas principais características. Apresenta um estudo sobre os minerais, a sua diversidade, formas de identificação, a importância na compreensão da origem e da evolução das rochas e porque a sua utilização como matéria-prima é indispensável na nossa sociedade. A publicação mostra como iniciar uma coleção de rochas e minerais, a sua importância para intensificar o conhecimento e a motivação nas diferentes etapas do aprendizado.
acesse o arquivo PDF
Saber ciência: do big bang à engenharia genética, as bases para entender o mundo atual e o que virá
HAZER, Robert M. & TREFIL, James.
Completo manual para quem quiser rever conhecimentos básicos em Ciências e compreender as novidades tecnológicas do mundo atual. O índice remissivo permite consultas pontuais, dispensando leitura do capítulo inteiro.
Sim, Nós Temos Cientistas!
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ) - FAPERJ
Livro de história em quadrinhos, produzido no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ), cujo objetivo é popularizar a ciência entre as crianças. A trama tem como personagem principal Chaguinhas que explica às crianças qual foi a contribuição de grandes cientistas e acadêmicos, como Malba Tahan, Amoroso Costa, Cesar Lattes, José Leite Lopes, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Nise da Silveira e Johanna Dobereiner.
Acesse aqui
Acesse aqui
Teoria da Aprendizagem significativa e sua implementação na sala de aula
MOREIRA, Marco Antônio.
Este é um livro para professores, para pesquisadores em ensino que estejam buscando um referencial teórico pra estudos em sala de aula e para desenvolvedores de materiais instrucionais. Além de esclarecer o que é aprendizagem significativa e quais são as condições para que ocorra, sugere também estratégias facilitadoras - os mapas conceituais, os diagramas V e os organizadores prévios - e um modelo para organização do ensino à luz dessa teoria.
Transgênicos em debate - versão para adultos
MASSARANI, Luisa; NATÉRCIA, Flávia.
As implicações da produção e do uso de organismos geneticamente modificados na agricultura são tema de publicações elaboradas pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. Os textos – elaborados a partir de conversas com cerca de 100 agricultores – procuram oferecer informações seguras sobre o tema e apresentar argumentos contra e a favor do uso de transgênicos. O material foi publicado em duas versões, uma para adultos e outra para o público infanto-juvenil.
acesse o arquivo PDF
Transgênicos em debate - Versão infanto-juvenil
MASSARANI, Luisa; NATÉRCIA, Flávia.
As implicações da produção e do uso de organismos geneticamente modificados na agricultura são tema de publicações elaboradas pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. Os textos – elaborados a partir de conversas com cerca de 100 agricultores – procuram oferecer informações seguras sobre o tema e apresentar argumentos contra e a favor do uso de transgênicos. O material foi publicado em duas versões, uma para adultos e outra para o público infanto-juvenil.
acesse o arquivo PDF
Uma Verdade Inconveniente, 2006
GORE, Albert - (tradução: Lando, Isa Mara) Barueri
Este livro do ex-vice presidente americano Al Gore faz parte de seu projeto de conscientização ambiental, que inclui palestras ao redor do mundo, nas quais são apresentados dados incontestáveis sobre a crise climática provocada pela ação do homem no planeta
Você Sempre Jovem
OZ, Mehmet C.; ROIZEN, Michael F.
Tratando da informação científica com uma linguagem informal e acessível, a dupla de médicos mais populares dos EUA, discutem sobre qualidade de vida, o funcionamento do corpo humano e propõe ao leitor a adoção de hábitos que podem levar à longevidade.