Disciplina - Ciências

Sequência de Aulas - DST

1ª Aula

É importante destacar que esta sequência de aulas deve ser ministrada com o objetivo principal de orientar e esclarecer os alunos sobre as consequências relacionadas à atividade sexual, exigindo uma sensibilidade do professor frente as dúvidas e curiosidades dos alunos.


Download do vídeo
Para iniciar esta sequência de aulas, será utilizado o vídeo "Rap da Preservação”. Este filme utiliza o rap para discutir sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), ressaltando a importância da utilização dos métodos de prevenção.
Após o vídeo, realizar os seguintes questionamentos:
1) Vocês sabem o que são DST? Quais DST vocês conhecem? Anotar as DST citadas pelos alunos no quadro-negro.
2) A maioria das pessoas sabe que o uso da camisinha nas relações sexuais é importante, pois protege das DST e evita a gravidez indesejada. Porém, o número de pessoas que não utilizam o preservativo é grande. Por quê?

Registrar as respostas no quadro-negro e analisá-las juntamente com a turma.
ícone notícia
Metade das adolescentes nos EUA tem DST, mostra pesquisa
Após esse bate papo inicial, o professor(a), ou algum aluno, deve ler a notícia intitulada Metade das adolescentes nos EUA tem DST, mostra pesquisa. A notícia é sobre um estudo realizado na Universidade de Indiana (EUA) que trata sobre o contágio por DST logo após o início da vida sexual. Nele, aparece que as DST mais comum encontradas foram a clamídia, gonorreia e tricomoníase.
Questionar os alunos com relação a realidade na sua comunidade.
1) Será que mais da metade dos adolescentes em nossa comunidade tem alguma DST?
2) E quais seriam as DST mais comuns?
3) Quais as características dessas doenças presentes na notícia: clamídia, gonorreia e tricomoníase?

Baseado nestas dúvidas, solicitar que os alunos se organizem em grupos com quatro componentes e visitem um posto de saúde próximo a sua residência. Nesse momento, as equipes devem se reunir e organizar um questionário de entrevista para aplicar com a agente de saúde do posto, levantando dados referentes às DST e gravidez na adolescência. Esta atividade deve ser realizada para próxima aula.


2ª Aula

Nesta aula as equipes apresentarão os resultados encontrados. Organizar as carteiras para formar um grande círculo.
Após a apresentação de todas as pesquisas, discutir com os alunos os resultados encontrados.
O próximo passo será a elaboração de cartazes que contemplem a realidade da comunidade local em relação as DST e dados sobre a gravidez na adolescência. Pode-se sugerir aos alunos alguns elementos para a composição dos cartazes como a elaboração de gráficos, pequenos textos, imagens, dicas de prevenção.


3ª Aula

Recolher os cartazes para avaliação que na sequência serão expostos. Continuando o estudo sobre as DST, será realizada uma dinâmica sobre a cadeia de transmissão da AIDS com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre os riscos de se contaminar com AIDS/DST.

Material:
  • aparelho de som ou TV Multimídia para tocar música
  • fichas com os seguintes símbolos: portador HIV (uma única ficha - triângulo verde); fez uso de Preservativo (metade do número de participantes - círculo vermelho); não fez uso de preservativo (Metade do número de participantes - estrela azul).
Distribuir uma ficha para cada aluno. Explicar as regras da dinâmica: enquanto tocar a música os alunos devem circular pela sala. Quando a música parar eles devem formar duplas e copiar na sua ficha todos os símbolos que constam na ficha de sua dupla. A música volta a tocar e eles devem formar novas duplas. Repetir este procedimento por quatro ou cinco vezes. Ao final da dinâmica explicar para os alunos que todas as vezes que a música parou, é como se tivessem trocado de parceiro(a) sexual. Quando copiaram os desenhos do colega, são os relacionamentos anteriores que acompanham os novos relacionamentos. Explicar o significado dos símbolos e pedir para os alunos analisarem suas fichas. O professor(a) deve auxiliar na interpretação dos dados. Os resultados serão anotados no quadro-negro.

Conclusão:
Quem fez uso do preservativo entrou em contato com a situação de risco, mas estava protegido. Neste momento, verificar quantos alunos que na simulação usaram preservativo (círculo vermelho) entraram em contato com portadores de HIV. Discutir sobre essa situação.
No próximo momento, verificar os que não usaram preservativo (estrela azul). Comentar que algumas pessoas não usaram preservativo e não tiveram contato com o portador do HIV, mas estão em uma situação de risco em relação à Aids e tiveram sorte. Verificar o número de contaminados. Instigar a turma para a refletir que um único portador do HIV, colocou "x" pessoas em risco.
Levantar a seguinte questão: é possível prever quem é portador de DST/Aids, levando em conta apenas a aparência física? Será que realmente “comigo não acontece”?

ícone notícia
Aids
Continuar a aula realizando o estudo sobre a AIDS. Para este estudo será utilizado o texto Aids. Dividir a turma em duplas e distribuir as fotocópias do texto. Instruir os alunos para que realizem a leitura do texto e anotem suas dúvidas no caderno para serem discutidas. Após a leitura do texto, iniciar a discussão sobre o tema.
1) O que é HIV? Neste momento o professor pode retomar algumas informações sobre o que são os vírus e como é sua ação dentro do hospedeiro.
2) Uma pessoa pode ser portadora de HIV e não ter Aids?
3) Como podemos nos prevenir contra a Aids?
4) Através de tosse, espirro, suor, lágrimas, saliva, beijo e picada de inseto se pega Aids?
5) Existe tratamento para AIDS/HIV? Essa doença tem cura?

As dúvidas dos alunos devem ser respondidas também neste momento. Para finalizar a aula, solicitar que as duplas formadas no início da aula elaborem um folheto explicativo sobre a Aids, ressaltando o que é, diagnóstico, tratamento, como se transmite, como se previne. Esta atividade deve ser entregue na próxima aula.

Sugestões de sites para os professores:

4ª Aula

Iniciar a retomada de conteúdo sobre as DST com a apresentação dos folders elaborados pelos alunos.
Em seguida, discutir com os alunos sobre algumas questões:

1) Há risco de contrair alguma DST através de sexo oral desprotegido (sem camisinha)?
2) Pode-se contrair alguma DST através do beijo?

Nesse momento, espera-se que os alunos levantem outras questões e dúvidas, possibilitando um aprofundamento sobre a temática.
A próxima atividade será a realização de uma pesquisa sobre outras DST. Os alunos deverão ser agrupados em cinco equipes. Os cinco temas propostos serão:

1) Cancro mole e Sífilis
2) Condiloma Acuminado (HPV)
3) Herpes e Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
4) Hepatite B e C e Infecção pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV)
5) Linfogranuloma venéreo e Donovanose

Sobre cada uma das DST, os tópicos presentes no quadro abaixo devem ser pesquisados e uma síntese sobre as doenças deve ser elaborada:

Doença Agente Causador Contágio Sintomas Tratamento
         
         
         

A atividade deverá ser entregue para o professor(a) na próxima aula e compartilhada com a turma. Abaixo, segue uma lista de sugestões de sites para orientar a pesquisa dos alunos. 

Sugestões de sites para os alunos:

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