Sequência de Aulas - DST
1ª Aula
Download do vídeo |
Após o vídeo, realizar os seguintes questionamentos:
1) Vocês sabem o que são DST? Quais DST vocês conhecem? Anotar as DST citadas pelos alunos no quadro-negro.
2) A maioria das pessoas sabe que o uso da camisinha nas relações sexuais é importante, pois protege das DST e evita a gravidez indesejada. Porém, o número de pessoas que não utilizam o preservativo é grande. Por quê?
Metade das adolescentes nos EUA tem DST, mostra pesquisa |
Questionar os alunos com relação a realidade na sua comunidade.
1) Será que mais da metade dos adolescentes em nossa comunidade tem alguma DST?
2) E quais seriam as DST mais comuns?
3) Quais as características dessas doenças presentes na notícia: clamídia, gonorreia e tricomoníase?
Baseado nestas dúvidas, solicitar que os alunos se organizem em grupos com quatro componentes e visitem um posto de saúde próximo a sua residência. Nesse momento, as equipes devem se reunir e organizar um questionário de entrevista para aplicar com a agente de saúde do posto, levantando dados referentes às DST e gravidez na adolescência. Esta atividade deve ser realizada para próxima aula.
2ª Aula
Após a apresentação de todas as pesquisas, discutir com os alunos os resultados encontrados.
O próximo passo será a elaboração de cartazes que contemplem a realidade da comunidade local em relação as DST e dados sobre a gravidez na adolescência. Pode-se sugerir aos alunos alguns elementos para a composição dos cartazes como a elaboração de gráficos, pequenos textos, imagens, dicas de prevenção.
3ª Aula
Material:
- aparelho de som ou TV Multimídia para tocar música
- fichas com os seguintes símbolos: portador HIV (uma única ficha - triângulo verde); fez uso de Preservativo (metade do número de participantes - círculo vermelho); não fez uso de preservativo (Metade do número de participantes - estrela azul).
Quem fez uso do preservativo entrou em contato com a situação de risco, mas estava protegido. Neste momento, verificar quantos alunos que na simulação usaram preservativo (círculo vermelho) entraram em contato com portadores de HIV. Discutir sobre essa situação.
No próximo momento, verificar os que não usaram preservativo (estrela azul). Comentar que algumas pessoas não usaram preservativo e não tiveram contato com o portador do HIV, mas estão em uma situação de risco em relação à Aids e tiveram sorte. Verificar o número de contaminados. Instigar a turma para a refletir que um único portador do HIV, colocou "x" pessoas em risco.
Levantar a seguinte questão: é possível prever quem é portador de DST/Aids, levando em conta apenas a aparência física? Será que realmente “comigo não acontece”?
Aids |
1) O que é HIV? Neste momento o professor pode retomar algumas informações sobre o que são os vírus e como é sua ação dentro do hospedeiro.
2) Uma pessoa pode ser portadora de HIV e não ter Aids?
3) Como podemos nos prevenir contra a Aids?
4) Através de tosse, espirro, suor, lágrimas, saliva, beijo e picada de inseto se pega Aids?
5) Existe tratamento para AIDS/HIV? Essa doença tem cura?
As dúvidas dos alunos devem ser respondidas também neste momento. Para finalizar a aula, solicitar que as duplas formadas no início da aula elaborem um folheto explicativo sobre a Aids, ressaltando o que é, diagnóstico, tratamento, como se transmite, como se previne. Esta atividade deve ser entregue na próxima aula.
Sugestões de sites para os professores:
- ABEN Nacional. Dinâmicas de Prevenção à DST/AIDS.
- Brasil Escola. AIDS.
- Minha Vida. O que é AIDS?
- Ministério da Saúde. AIDS.
- Revista Veja. Últimas notícias de Aids.
- UNIFESP Virtual. Sexualidade Humana – Aconselhamento e Educação na Internet.
4ª Aula
Iniciar a retomada de conteúdo sobre as DST com a apresentação dos folders elaborados pelos alunos.
Em seguida, discutir com os alunos sobre algumas questões:
1) Há risco de contrair alguma DST através de sexo oral desprotegido (sem camisinha)?
2) Pode-se contrair alguma DST através do beijo?
Nesse momento, espera-se que os alunos levantem outras questões e dúvidas, possibilitando um aprofundamento sobre a temática.
A próxima atividade será a realização de uma pesquisa sobre outras DST. Os alunos deverão ser agrupados em cinco equipes. Os cinco temas propostos serão:
1) Cancro mole e Sífilis
2) Condiloma Acuminado (HPV)
3) Herpes e Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
4) Hepatite B e C e Infecção pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV)
5) Linfogranuloma venéreo e Donovanose
Sobre cada uma das DST, os tópicos presentes no quadro abaixo devem ser pesquisados e uma síntese sobre as doenças deve ser elaborada:
Doença | Agente Causador | Contágio | Sintomas | Tratamento |
A atividade deverá ser entregue para o professor(a) na próxima aula e compartilhada com a turma. Abaixo, segue uma lista de sugestões de sites para orientar a pesquisa dos alunos.
Sugestões de sites para os alunos:
- Doutor Jairo. DST/AIDS.
- DST. Doenças Sexualmente Transmissíveis.
- Minha Vida. O que é HPV?
- Ministério da Saúde. DST.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |