Disciplina - Ciências

Sequência de Aulas - Teorias Evolutivas

Autora: Professora Marileusa Araujo Siqueira - Curitiba/PR

1. Nível de ensino:
Fundamental Anos finais - 8° ano

ícone pdf
Aulas na íntegra para impressão

2. Conteúdo Estruturante: Biodiversidade
2.1 Conteúdo Básico: Evolução dos Seres Vivos
2.2 Conteúdo Específico:
Teorias Evolutivas

3. Objetivos
  • Conhecer as teorias evolutivas, diferenciando do fixismo.
  • Identificar os mecanismos de evolução propostos por estas teorias.
4. Número de aulas estimado: 3 aulas

5. Justificativa
Até o século XVIII predominava a ideia de que cada espécie havia sido criada de maneira independente, com as mesmas características de hoje. Após este período, surgem as teorias evolutivas que procuram explicar os mecanismos que determinam essa grande variedade de seres vivos. Continue lendo


6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula

ìcone aula 3
3ª Aula


7. Relações interdisciplinares
Para o estudo sobre as Teorias Evolutivas são necessários os conhecimentos de Biologia sobre os mecanismos biológicos e biodiversidade (genética e divisão celular); já de Ensino Religioso conhecer aspectos dos textos sagrados.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno conheça a diferença entre fixismo e evolução e compreenda os princípios científicos presentes nas teorias evolutivas (Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo).

Ícone Fontes de Pesquisa Referências


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: