Sequência de Aulas - Sistemática (Taxonomia)
1ª Aula
Iniciar a aula abordando o conceito de seres vivos. Para isto, sugere-se instigar os alunos com algumas questões. Por exemplo:
É importante ressaltar algumas características que diferenciam o que é ser vivo do que é ser bruto (sem vida), como a organização celular, a reprodução, a hereditariedade e o crescimento. - O que são seres vivos?
- A árvore é um ser vivo? Por quê?
- A mesa é um ser vivo? Por quê?
Download do vídeo |
Antes de passar o trecho, deve solicitar aos alunos que listem os seres vivos que observarem na cena (Ex.: tartaruga, peixes, corais, cavalo-marinho, polvo, camarão, água-viva, homem). Após assistir o trecho, verificar quais foram os seres vivos listados pelos alunos e anotá-los no quadro de giz. Dividir os alunos em grupos, de 4 a 5 alunos, e propor a seguinte atividade:
- Escolher 5 seres vivos presentes na lista elaborada.
- Fazer um checklist das principais características observadas. Verificar quais são as diferenças e semelhanças entre eles.
- Agrupar os seres vivos de acordo com as semelhanças observadas.
- InfoEscola. Os Seres Vivos.
2ª Aula
Iniciar a discussão verificando os grupos de seres vivos que foram formados e as características utilizadas para o processo de classificação.
Após este momento é hora de aprofundar os conceitos. Utilizando como base os critérios de classificação levantados pelos alunos, introduzir o tema Taxonomia, que é a ciência que classifica os seres vivos. Destacar que a taxonomia estabelece critérios para classificar todos os seres vivos em grupos, de acordo com as características fisiológicas, evolutivas, anatômicas e ecológicas.
É importante discutir o conceito de espécie com os alunos. Apresentar o conceito biológico de espécie proposto por Mayr em 1963, que diz que “espécies são agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isolados de outros grupos com as mesmas características”, destacando que é a unidade básica do sistema taxonômico. Salientar, ainda, que este é o conceito mais comum e aceito no meio científico.
Para auxiliar na compreensão do conteúdo, fazer um breve histórico sobre os sistemas de classificação, destacando a importância do naturalista sueco Carl von Linné, mais conhecido como Lineu (Pai da Taxonomia Moderna), que criou o sistema binário de classificação.
Após este momento é hora de aprofundar os conceitos. Utilizando como base os critérios de classificação levantados pelos alunos, introduzir o tema Taxonomia, que é a ciência que classifica os seres vivos. Destacar que a taxonomia estabelece critérios para classificar todos os seres vivos em grupos, de acordo com as características fisiológicas, evolutivas, anatômicas e ecológicas.
É importante discutir o conceito de espécie com os alunos. Apresentar o conceito biológico de espécie proposto por Mayr em 1963, que diz que “espécies são agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isolados de outros grupos com as mesmas características”, destacando que é a unidade básica do sistema taxonômico. Salientar, ainda, que este é o conceito mais comum e aceito no meio científico.
Para auxiliar na compreensão do conteúdo, fazer um breve histórico sobre os sistemas de classificação, destacando a importância do naturalista sueco Carl von Linné, mais conhecido como Lineu (Pai da Taxonomia Moderna), que criou o sistema binário de classificação.
Sugestão de fonte para o professor
- WIKIPÉDIA. Conceito biológico de espécie.
- PORTAL SÃO FRANCISCO. Classificação biológica.
Lineu, o pai da taxonomia moderna – Parte 01 |
Para auxiliar os alunos no desenvolvimento da resposta para esta questão, utilizar o áudio Lineu, o pai da taxonomia moderna – Parte 01 (ícone ao lado).
Este áudio apresenta a biografia do naturalista Lineu, e tem o objetivo de favorecer o aprendizado sobre a importância da taxonomia e sobre as diferenças entre os sistemas de classificação artificial e natural.
Após o áudio, retomar a pergunta e debater sobre a importância da taxonomia.
Solicitar que os alunos elaborem um texto sobre o tema “Lineu, o Pai da Taxonomia”. Esta atividade deverá ser entregue ao(à) professor(a) que verificará, a partir desta produção, qual o entendimento dos alunos sobre o tema até o momento. Caso o professor verifique alguma fragilidade no entendimento sobre taxionomia, poderá solicitar que, na próxima aula, alguns alunos façam a leitura de suas produções. Durante a leitura, o professor fará comentários, a fim de retomar o assunto trabalhado.
3ª Aula
Taxonomia |
Caso julgue necessário, deverá iniciar a aula retomando o tema taxonomia, solicitando que alguns alunos leiam as suas produções de texto sobre Lineu.
Após este momento, os alunos devem ser encaminhados para o laboratório de informática. O recurso didático utilizado inicialmente será o infográfico Taxonomia.
Este infográfico permite identificar as categorias taxonômicas através dos exemplos do milho (Zea mays) e da mosca de fruta (Drosophila melanogaster).
Sugere-se que o(a) professor(a) complemente as informações sobre as categorias (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie) presentes no infográfico e apresente as regras de nomenclatura. No blog CienciasBio, você encontrará uma lista com as regras de nomenclatura zoológica.
Sugestão de atividade:
Após este momento, os alunos devem ser encaminhados para o laboratório de informática. O recurso didático utilizado inicialmente será o infográfico Taxonomia.
Este infográfico permite identificar as categorias taxonômicas através dos exemplos do milho (Zea mays) e da mosca de fruta (Drosophila melanogaster).
Sugere-se que o(a) professor(a) complemente as informações sobre as categorias (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie) presentes no infográfico e apresente as regras de nomenclatura. No blog CienciasBio, você encontrará uma lista com as regras de nomenclatura zoológica.
Sugestão de atividade:
Mundo Árvore |
Após o estudo sobre as categorias taxonômicas e as regras de nomenclatura, é hora de praticar.
Para realização da atividade, sugere-se utilizar o infográfico Mundo Árvore. Ele apresenta os animais e plantas que dependem de uma única árvore para sobreviver. Neste infográfico consta o nome popular e algumas informações sobre os seres vivos. A atividade proposta será classificar os seres vivos presentes no infográfico, nos níveis taxonômicos até a categoria de espécie.
Outra sugestão, é retomar a atividade da 1º aula. Baseando-se nas regras de classificação, analisar os grupos formados naquela atividade e, havendo necessidade, reformular os grupos.
Para realização da atividade, sugere-se utilizar o infográfico Mundo Árvore. Ele apresenta os animais e plantas que dependem de uma única árvore para sobreviver. Neste infográfico consta o nome popular e algumas informações sobre os seres vivos. A atividade proposta será classificar os seres vivos presentes no infográfico, nos níveis taxonômicos até a categoria de espécie.
Outra sugestão, é retomar a atividade da 1º aula. Baseando-se nas regras de classificação, analisar os grupos formados naquela atividade e, havendo necessidade, reformular os grupos.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |