Sequência de Aulas - Origem da Vida
1ª Aula
Começar a aula informando aos alunos que o tema abordado será sobre as teorias da origem da vida e que este tema pode ser estudado na perspectiva religiosa, filosófica e científica. No caso desta aula, será estudado na perspectiva científica, procurando compreender como surge a vida independente de crenças religiosas e especulações filosóficas. Assim, o professor deve iniciar a aula propondo o seguinte questionamento: “De onde surgem os seres vivos?”
É importante que o professor instigue a reflexão, propondo outras questões problematizadoras, como: Download do vídeo |
b) Será que um ser vivo só nasce de outro ser vivo?
O conjunto de perguntas deve ser respondido pelos alunos de forma oral, baseados nos conhecimentos que eles já possuem. Tudo o que eles forem expressando deve ser anotado no quadro, pois cada palavra registrada será usada como ponto de partida para a explicação sobre a abiogênese e biogênese.
A seguir, realizar atividade sobre o vídeo “Abiogênese X Biogênese - As Origens da Vida?”. Não há necessidade de passar o vídeo na íntegra, pode-se passar até 6min08s, que é o momento que trata sobre as duas teorias.
O vídeo apresenta as hipóteses que foram formuladas para explicar o surgimento da vida, no qual acreditavam que este processo se dava não só por cruzamentos entre si, mas, também, a partir de uma matéria bruta.
A seguir, realizar atividade sobre o vídeo “Abiogênese X Biogênese - As Origens da Vida?”. Não há necessidade de passar o vídeo na íntegra, pode-se passar até 6min08s, que é o momento que trata sobre as duas teorias.
O vídeo apresenta as hipóteses que foram formuladas para explicar o surgimento da vida, no qual acreditavam que este processo se dava não só por cruzamentos entre si, mas, também, a partir de uma matéria bruta.
Durante o vídeo, em duplas, os alunos deverão identificar qual a teoria defendida pelo cientista e qual foi a sua contribuição para a ciência, conforme tabela abaixo. Se necessário, passar o vídeo mais de uma vez.
Cientista | Teoria | Contribuição/experimento |
Aristóteles | ||
Redi | ||
Needham | ||
Spallanzani | ||
Pasteur |
Depois de preenchida a tabela, formar grupos maiores. Estes, devem comparar suas tabelas e discutir as respostas. De cada grupo deve sair apenas uma tabela, que deverá ser entregue ao professor(a). O professor deve fazer a correção destas tabelas e verificar as dificuldades apresentadas pelos alunos, que devem ser retomadas na próxima aula.
2ª Aula
Iniciar a aula com a retomada da tabela e esclarecimentos de dúvidas. Nesta aula o objetivo é aprofundar os assuntos vistos em aula.
Atividade complementar:
Teatro sobre a origem da vida: Sugere-se dividir a turma em cinco equipes. Cada equipe ficará responsável pela pesquisa e encenação sobre a vida, a teoria científica defendida e demais contribuições para a ciência de um dos seguintes cientistas: Aristóteles, Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur. O tempo disponibilizado para as apresentações será de 10 a 15 minutos. As equipes devem entregar ao professor(a) uma sinopse da peça. Se possível filmar as apresentações.
Sugestões de sites para pesquisa:
Origem da Vida |
A próxima atividade, com objetivo de revisar e aprofundar as teorias sobre a origem da vida, será realizada no laboratório de informática ou com a lousa digital. Os alunos devem formar duplas para usarem os computadores. O primeiro recurso utilizado será o simulador Origem da Vida (ícone ao lado). Este simulador permite conhecer as teorias e refazer os experimentos realizados por Aristóteles, Redi, Spallanzani e Pasteur.
As etapas do Método Científico |
A sugestão é acompanhar passo a passo a realização dos experimento com os alunos. Após cada experimento, o docente pode completar as informações do recurso com dados sobre a vida dos cientistas e o contexto histórico da época da elaboração das teorias.
Aproveitar para comentar sobre o método científico. Os alunos podem acessar o texto As etapas do Método Científico (ícone ao lado). Após a leitura, destacar a hipótese, o experimento e a conclusão de cada teoria presente no simulador preenchendo a tabela.
Aproveitar para comentar sobre o método científico. Os alunos podem acessar o texto As etapas do Método Científico (ícone ao lado). Após a leitura, destacar a hipótese, o experimento e a conclusão de cada teoria presente no simulador preenchendo a tabela.
Cientista | Hipótese | Experimento | Conclusão |
Aristóteles | |||
Redi | |||
Spallanzani | |||
Pasteur |
Atividade complementar:
Teatro sobre a origem da vida: Sugere-se dividir a turma em cinco equipes. Cada equipe ficará responsável pela pesquisa e encenação sobre a vida, a teoria científica defendida e demais contribuições para a ciência de um dos seguintes cientistas: Aristóteles, Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur. O tempo disponibilizado para as apresentações será de 10 a 15 minutos. As equipes devem entregar ao professor(a) uma sinopse da peça. Se possível filmar as apresentações.
Sugestões de sites para pesquisa:
- Brasil Escola. Louis Pasteur.
- Ebah. Origem da Vida - Abiogênese x Biogênese.
- Mundo Educação. Experimento de Redi e a teoria da Biogênese.
- Mundo Educação. Os experimentos de Pasteur.
- Portal São Francisco. Abiogênese.
- Portal São Francisco. Experimentos de Redi.
- Vivendo Ciências. Needham e Spallanzani.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |