Disciplina - Ciências

Sequência de Aulas - Origem da Vida

Autora: Professora Marileusa Araujo Siqueira - Curitiba/PR

1. Nível de ensino: Fundamental Anos finais - 7° ano

ícone pdf
Aulas na íntegra para impressão

2. Conteúdo Estruturante: Biodiversidade
2.1 Conteúdo Básico: Origem da vida
2.2 Conteúdo Específico: Teorias sobre a origem da vida: Abiogênese ou Geração Espontânea e Biogênese

3. Objetivos
  • Conhecer as teorias sobre a origem da vida.
  • Identificar as principais características de cada teoria.
  • Compreender os experimentos e observações realizados por Aristóteles, Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur e suas contribuições para o entendimento da Origem da vida.
  • Conhecer as etapas do método científico.

4. Número de aulas estimado: 2 aulas

5. Justificativa
Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Continue lendo


6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula


7. Relações interdisciplinares
Ao trabalhar sobre origem da vida o professor utilizará conhecimentos de Biologia sobre ciclo de vida, microbiologia e reprodução, e de Filosofia, ao abordar aspectos da teoria do conhecimento e filosofia da ciência.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno, a partir das discussões, do vídeo, da interação com o simulador e da atividade de pesquisa e prática (teatro), aprenda os princípios científicos presentes nas teorias da Abiogênese ou Geração Espontânea e Biogênese, e compreenda os experimentos e observações realizados por Aristóteles, Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur e suas contribuições para o entendimento da origem da vida.

Ícone Fontes de Pesquisa Referências


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: