Sequência de Aulas - Origem da Vida
Autora: Professora Marileusa Araujo Siqueira - Curitiba/PR1. Nível de ensino: Fundamental Anos finais - 7° ano
Aulas na íntegra para impressão |
2.1 Conteúdo Básico: Origem da vida
2.2 Conteúdo Específico: Teorias sobre a origem da vida: Abiogênese ou Geração Espontânea e Biogênese
3. Objetivos
- Conhecer as teorias sobre a origem da vida.
- Identificar as principais características de cada teoria.
- Compreender os experimentos e observações realizados por Aristóteles, Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur e suas contribuições para o entendimento da Origem da vida.
- Conhecer as etapas do método científico.
4. Número de aulas estimado: 2 aulas
5. Justificativa
Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Ao trabalhar sobre origem da vida o professor utilizará conhecimentos de Biologia sobre ciclo de vida, microbiologia e reprodução, e de Filosofia, ao abordar aspectos da teoria do conhecimento e filosofia da ciência.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno, a partir das discussões, do vídeo, da interação com o simulador e da atividade de pesquisa e prática (teatro), aprenda os princípios científicos presentes nas teorias da Abiogênese ou Geração Espontânea e Biogênese, e compreenda os experimentos e observações realizados por Aristóteles, Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur e suas contribuições para o entendimento da origem da vida.
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |