Propostas de atividades - As vitaminas e sua importância no organismo
Nome: Maria do Carmo MeloE-mail: liamelo@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual de Luzia Garcia Villar- E.F.M.
Município: Barbosa Ferraz – Pr
Conteúdo: As Vitaminas e sua importância no organismo
Série: Fundamental e Médio-EJA
O presente trabalho será desenvolvido em turmas de 6ª série e da EJA Fundamental por serem a clientela mais indicada, pois, como educadores, pais e mães de família, devem ter conhecimento a respeito desses nutrientes na manutenção alimentícia familiar, tendo condições de selecionar melhor seus alimentos, o que proporcionará uma melhor qualidade de vida.
O referido trabalho tem a finalidade de proporcionar, aos alunos, uma reflexão crítica e a tomada de consciência sobre a questão de uma alimentação equilibrada e saudável, alertando-os para a necessidade de um monitoramento de todos os produtos adquiridos para alimentação familiar com agrotóxicos e o que se deve fazer para minimizar os problemas advindos do consumo de alimentos dessa natureza, substituindo-os pelos naturais. O alerta é feito, sobretudo, tendo em vista a falta de consciência da população adulta quanto à escolha dos alimentos e às consequências desse comportamento para crianças e adolescentes.
O professor de Ciências, sendo mediador entre o conhecimento científico escolar e as concepções que o estudante possui, ou seja, o conhecimento prévio, deve se utilizar de métodos diversos, planejados com antecedência para a construção de conceitos de forma significativa. (Paraná, 2008, p.21).
O principal objetivo é utilizar o software para reforçar a aprendizagem por meio de jogos sobre o conteúdo vitaminas, que em um primeiro momento deverá ser trabalhado por intermédio de palestras, apresentação de textos para leitura e interpretação, curiosidades e, ainda, pesquisas na internet sobre temas propostos pelo professor.
Num segundo momento, para finalização do conteúdo a respeito da importância das vitaminas para a saúde,os alunos colocarão em prática, em grupos, os conceitos apreendidos utilizando os diversos recursos produzidos pelo Software Jclic no Laboratório de Informática da Escola, com as atividades relacionadas abaixo:
1. Jogo da memória com os nomes dos diferentes tipos de vitaminas.
2. Jogo da memória com gravuras, mostrando os alimentos naturais e quais os tipos de vitaminas eles contêm.
3. Quebra-cabeças com uma gravura representando alimentos naturais e os tipos de vitamina que eles contêm.
4. Cruzadinha sobre que tipos de vitaminas existem nos diversos alimentos orgânicos.
5. Caça-palavras sobre vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.
O referido trabalho tem a finalidade de proporcionar, aos alunos, uma reflexão crítica e a tomada de consciência sobre a questão de uma alimentação equilibrada e saudável, alertando-os para a necessidade de um monitoramento de todos os produtos adquiridos para alimentação familiar com agrotóxicos e o que se deve fazer para minimizar os problemas advindos do consumo de alimentos dessa natureza, substituindo-os pelos naturais. O alerta é feito, sobretudo, tendo em vista a falta de consciência da população adulta quanto à escolha dos alimentos e às consequências desse comportamento para crianças e adolescentes.
O professor de Ciências, sendo mediador entre o conhecimento científico escolar e as concepções que o estudante possui, ou seja, o conhecimento prévio, deve se utilizar de métodos diversos, planejados com antecedência para a construção de conceitos de forma significativa. (Paraná, 2008, p.21).
O principal objetivo é utilizar o software para reforçar a aprendizagem por meio de jogos sobre o conteúdo vitaminas, que em um primeiro momento deverá ser trabalhado por intermédio de palestras, apresentação de textos para leitura e interpretação, curiosidades e, ainda, pesquisas na internet sobre temas propostos pelo professor.
Num segundo momento, para finalização do conteúdo a respeito da importância das vitaminas para a saúde,os alunos colocarão em prática, em grupos, os conceitos apreendidos utilizando os diversos recursos produzidos pelo Software Jclic no Laboratório de Informática da Escola, com as atividades relacionadas abaixo:
1. Jogo da memória com os nomes dos diferentes tipos de vitaminas.
2. Jogo da memória com gravuras, mostrando os alimentos naturais e quais os tipos de vitaminas eles contêm.
3. Quebra-cabeças com uma gravura representando alimentos naturais e os tipos de vitamina que eles contêm.
4. Cruzadinha sobre que tipos de vitaminas existem nos diversos alimentos orgânicos.
5. Caça-palavras sobre vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.
Referências
Apostila JClic. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/arquivos/File/Manual_JClic_web.pdf> Acesso em: 27 mai. 2010.
PROJETO Político Pedagógico. Colégio Estadual Luzia Garcia Villar, 2010.
REGIMENTO Escolar. Colégio Estadual Estadual Luzia Garcia Villar, 2010.
Secretaria de Estado da Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Ciências. Curitiba: Seed, 2008.
CRUZ, José Luiz de Carvalho da. Projeto Araribá Ciências. São Paulo: Moderna, 2006. As vitaminas e sua importância para os organismos. Disponível em: http://www.centrovegetariano.org/