Propostas de atividades - biodiversidade
Nome: Ana Maria Garcez da LuzE-mail: anamgluz@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual São Vicente de Paulo
Município: Irati-Pr
Conteúdo: Biodiversidade
Série: 5ª
Relato
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Uso do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica”, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.
A poluição, a destruição dos ecossistemas e a perda da biodiversidade são alguns dos grandes problemas que afetam a vida dos seres humanos. Para que essas questões sejam tratadas adequadamente, é necessário algum conhecimento de ciências. Além disso, espera-se que todos estejam bem informados para, como membros de uma sociedade democrática, participar de forma esclarecida de decisões que interferem em toda a coletividade. O estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente constituem um modo eficaz de aquisição do conhecimento e da conscientização para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, bem como para o desenvolvimento de valores morais, éticos e de cidadania.
A poluição, a destruição dos ecossistemas e a perda da biodiversidade são alguns dos grandes problemas que afetam a vida dos seres humanos. Para que essas questões sejam tratadas adequadamente, é necessário algum conhecimento de ciências. Além disso, espera-se que todos estejam bem informados para, como membros de uma sociedade democrática, participar de forma esclarecida de decisões que interferem em toda a coletividade. O estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente constituem um modo eficaz de aquisição do conhecimento e da conscientização para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, bem como para o desenvolvimento de valores morais, éticos e de cidadania.
Objetivo
Desenvolver um trabalho sobre a biodiversidade, visando conscientizar o aluno da sua responsabilidade em relação a questões ecológicas, especialmente da preservação do meio ambiente e dos seres vivos, bem como da importância da vida em sociedade e, assim, poder trabalhar questões da ética, da moral e da cidadania.
Metodologia
Este trabalho foi realizado com uma turma de 25 alunos da 5ª série do ensino fundamental. Inicialmente os alunos realizaram a leitura de um texto, das páginas 34 a 37 do livro didático, do autor Carlos Barros, denominado: Ciências – O meio Ambiente, que trata das relações entre os seres vivos. Uma das relações ecológicas importantes mencionada no texto é a sociedade, mais especificamente, a sociedade das abelhas. Esta atividade foi realizada após o aluno já ter entrado em contato com termos das ciências como: Biodiversidade, Ecologia, Biomas ou Ecossistemas, Meio Biótico, Meio Abiótico dentre outros. Na sequência, os alunos foram levados ao laboratório de informática (PRD) a fim de complementar o estudo, tirando dúvidas despertadas por curiosidades relacionadas ao tema, no Google, buscando como pesquisa. Numa próxima etapa os alunos assistiram parte do filme “Bee Moviee” que trata de uma abelha que descobre que todo o mel produzido arduamente em sua sociedade é usado pelos humanos e vendido em supermercados, sem que nenhum tostão ou benefício seja revertido para os genuínos produtores. Esta abelha, então, lidera uma espécie de movimento trabalhista. Ao vencer a causa na Justiça, as abelhas recebem de volta todo o mel que lhes foi retirado. Com isso, não precisam mais trabalhar e podem aproveitar o tempo livre. O advogado que representa as poderosas indústrias de mel, entretanto, dá o alerta do que em seguida se transforma em um desastre ambiental: ao pararem de trabalhar, as abelhas deixam também de efetuar um dos mais vitais processos da natureza: a polinização das plantas, necessária para que haja produção de sementes e, portanto, a perpetuação das espécies e de toda a cadeia alimentar sobre a Terra. Após o filme, foi realizado um debate com a turma, momento em que observou-se o aproveitamento das mensagens extraidas do filme e sensibilizando-os sobre a importância dos seres vivos na preservação do meio ambiente, no
equilíbrio ecológico, na vida em sociedade, cada um fazendo a sua parte, desenvolvendo assim, o espírito de cooperação, argumentação e comunicação e, ainda, abrindo espaço para trabalho de valores humanos, tais como ética, moral e cidadania.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim
Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados
http://filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=723
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16177
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16175
equilíbrio ecológico, na vida em sociedade, cada um fazendo a sua parte, desenvolvendo assim, o espírito de cooperação, argumentação e comunicação e, ainda, abrindo espaço para trabalho de valores humanos, tais como ética, moral e cidadania.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim
Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados
http://filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=723
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16177
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16175
Referências
BARROS Carlos, PAULINO Wilson Roberto. Ciências 5ª a 8ª Séries. São Paulo: Ática, 1998.
GEWANDSZNAIDER Fernando. Ciências: livro do professor/ São Paulo : Ática, 2002.
GEWANDSZNAIDER Fernando. Ciências: livro do professor/ São Paulo : Ática, 2002.