Propostas de atividades - as folhas: partes da folha e tipos de folhas
Nome: Elieide de Souza de CarvalhoE-mail: elieidecarvalho@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros
Município: Bandeirantes - PR
Conteúdo: As Folhas: partes da folha e tipos de folhas
Série: 6ª
Este relato foi elaborado para a apresentação final do Curso de Apoio ao Uso do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica e para tornar a aula mais interativa com a apresentação de textos e imagens que contribuem de forma significativa com o conteúdo apresentado, possibilitando uma visão mais ampla e um aprendizado eficaz.
Objetivos
- Criar condições didático-pedagógicas para que os alunos aprendam.
- Conhecer as partes da folha e os diferentes tipos de folhas encontrados na natureza.
- Conhecer as modificações que as folhas podem apresentar.
Encaminhamento metodológico
A metodologia utilizada foi a forma expositiva, dialogada com os alunos por meio de textos e imagens, que deverá estimular a interpretação e a participação destes, além disso, fazer associações e instigá-los com o assunto em questão com o conhecimento que já possuem para facilitar o entendimento. Na primeira aula expliquei sobre o tema a ser trabalhado e lhes apresentei alguns tipos de folhas que levei para a sala de aula, como de roseira, de milho e outras. Em seguida, utilizei o livro didático público, o giz branco e colorido. Na segunda aula utilizei a TV Multimídia, onde passei o slide sobre os tipos de algumas folhas.
No fim da aula foram feitos questionamentos provocativos; posteriormente expostos num debate, primeiramente em grupos de quatro alunos, com registros das conclusões do grupo sobre os tipos de folhas que eles observaram no slide e os demais tipos de folhas que eles conheciam e não sabiam o nome. Também comentou-se sobre os tipos de folhas de árvores que deveriam ser plantadas na cidade, até mesmo as árvores de folhas vermelhas foram citadas. Fizeram muitas perguntas, como, por exemplo, porque esse tipo de árvore tem a cor vermelha se a clorofila tem a cor verde? Então expliquei que nem todas as folhas são verdes. A sua coloração depende do tipo de pigmento que contém. Citei, então, o exemplo das flores de primavera e das flores de papagaio que também são coloridas. Todas as perguntas forma respondidas, assim como os tipos de folhas que eles conheciam e não sabiam classificá-las, e após a exposição desses resultados num grande grupo, foram feitos questionamentos como:
- Vocês conhecem os tipos de árvores que podem e são utilizadas na arborização da nossa cidade? Como são suas folhas?
- Vocês concordam que todos deveriam ser responsáveis pela árvore que é plantada em frente à sua moradia? E da escola? (Chegou-se a uma proposta comum de ação promovida pelo grande grupo na tentativa de solucionar a questão ou pelo menos torná-las conhecidas por todos).
Escolha de uma ação: plantio de árvores na escola escolhendo os tipos de folhas que facilitam a limpeza; bem como outras medidas de conservação.
- Recursos didáticos e tecnológicos: a aula será realizada com os seguintes instrumentos: livro didático, quadro negro, giz colorido e TV Multimídia.
Avaliação: a avaliação será por mio da observação e participação dos alunos no transcorrer da aula, onde durante as explicações farei perguntas e associações do atual assunto com o conhecimento que já possuem.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim
Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/3ciencias/3diversa.jpg
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/6biologia/3fparaleli.jpg
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/6biologia/3fparaleli.jpg
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/6biologia/3fpeni.jpg
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/6biologia/3palado.jpg
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3ciencias/4flode.jpg
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Ciências. Curitiba: Seed, 2008.
Da Cruz, José Luis Carvalho. Projeto Araribá. Ciências, 6ª série, 1. ed. São Paulo: 2006.